Cidades

Sinais analógicos de TV são desligados em Adamantina

Recepção da TV aberta ocorre em modo digital, em Adamantina.

Por: Da Redação | Com informações da Agência Brasil atualizado: 17 de dezembro de 2018 | 11h15
Emissoras de tv com sinal aberto operam em modo digital, em Adamantina (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil). Emissoras de tv com sinal aberto operam em modo digital, em Adamantina (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil).

Esta quarta-feira (12) foi o último prazo para as emissoras desligarem os sinais analógicos em diversos estados brasileiros. O lote de cidades inclui Adamantina. Assim, a partir de hoje (13), transmissão e recepção da tv aberta ocorrem somente em modo digital, conforme determinação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O calendário de desligamento do sinal analógico em Adamantina, definido pela Portaria Nº 3.291, de 25 de junho de 2018, do MCTIC, foi aberto dia 28 de novembro, envolvendo cidades da região oeste do Estado do Paraná, interior do Rio de Janeiro, sul do Rio Grande do Sul e interior paulista.  

Publicidade

Supermercado Godoy
 

Canais digitais em Adamantina

Em Adamantina, as emissoras Band (Band Paulista), SBT (SBT Interior), Record TV (TV Record Rio Preto) e Rede Vida já vinham operando com sinal digital na cidade, a partir das torres e retransmissores instalados no Jardim Bela Vista. A TV Aparecida ativou seu retransmissor digital em Adamantina na tarde do dia 28 de novembro, e a TV Fronteira (Globo) ativou ontem, no último dia do prazo, o seu sinal digital local, a partir de retransmissor também instalado no Jardim Bela Vista, com o canal 30.1, que já pode ser captado em Adamantina e Lucélia.

RedeTV e TV Cultura não trocaram equipamentos

Das emissoras que sempre distribuíram sinais em Adamantina, a RedeTV e a TV Cultura não fizeram a substituição dos equipamentos analógicos por digitais. Assim, a RedeTV já teve seu sinal desligado na cidade. Ainda hoje (13) a TV Cultura continua com sinal analógico na cidade. Não há previsão para as emissoras instalarem equipamentos digitais na cidade.

 Alcance das mudanças

Segundo a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), o desligamento do sinal analógico deva atingir mais de 1.100 municípios neste ano de 2018, com impacto direto em mais de 67 milhões de habitantes (32% da população brasileira). De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o desligamento ocorrerá em 395 cidades do interior de São Paulo.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa frequência será utilizada para ampliar o serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

Região das torres de TV, no Jardim Bela Vista, em Adamantina (Foto: Siga Mais).

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais