Geral

Poupatempo oferece atendimento para reconhecimento de paternidade

Ação reforça a parceria do programa de atendimento ao cidadão com o Ministério Público Estadual.

Por: Assessoria de Imprensa atualizado: 17:38
Poupatempo oferece atendimento para reconhecimento de paternidade

Na semana em comemoração ao Dia dos Pais, o Poupatempo oferece, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPSP), atendimento para quem busca o reconhecimento de paternidade.

Todo cidadão que deseja ter o nome do pai nos documentos pode procurar qualquer um dos 72 postos fixos de atendimento do Estado de São Paulo para solicitar gratuitamente o serviço.

A ação reforça o programa existente em todas as unidades “Encontre seu pai aqui”, e tem como objetivo garantir o direito básico de ser reconhecido pelo pai biológico.

“O serviço de investigação e reconhecimento de paternidade está disponível em todos os postos do Poupatempo, distribuídos pelo Estado, e já registrou mais de 4,4 mil atendimentos”, destacou Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp - empresa de tecnologia do Governo responsável pela gestão do Poupatempo.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy
Monalisa Adamantina
2019 - O ano de Super Vantagens
Clínica Savi

Publicidade

JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
Haddad
Rede Sete Supermercado

Como funciona o “Encontre seu pai aqui”

A solicitação (Termo de Indicação de Paternidade) deve ser preenchida nas unidades do Poupatempo por alguém com mais de 18 anos e pode beneficiar pessoas de qualquer idade. Para simplificar o processo e evitar cobrança de taxas judiciais nos cartórios, o requerente pode declarar-se incapacitado de arcar com as despesas do processo. É necessário apresentar documento de identificação e cópia.

Depois de digitalizar o formulário e as cópias dos documentos, o Poupatempo enviará o material por e-mail para o Ministério Público (MP). A partir daí, o promotor de Justiça competente, se o pai for localizado e voluntariamente concordar, providenciará a averbação e a extração de uma nova Certidão de Nascimento, que será entregue ao interessado num prazo estipulado pelo MP. Caso o pai não seja encontrado, não faça o reconhecimento ou tenha dúvidas sobre a paternidade, o promotor poderá encaminhar o interessado a um serviço de assistência judiciária (Defensoria, faculdades de Direito, serviços municipais).

Serviço

Informações sobre endereços e horários de atendimento de todos os postos estão disponíveis no portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo SP Serviços.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais