Geral

Petrobras sobe preço da gasolina pela 2ª vez este ano; diesel também aumenta

Reajuste nas refinarias é de 5% para gasolina e 4,4% para o diesel.

Por: Da Redação | Com informações do G1 atualizado: 28 de janeiro de 2021 | 13h40
Gasolina e diesel estão mais caros a partir desta quarta-feira (27) nas refinarias, e preço deve impactar no valor final de venda ao consumidor (Foto:  Marcelo Camargo/Agência Brasil). Gasolina e diesel estão mais caros a partir desta quarta-feira (27) nas refinarias, e preço deve impactar no valor final de venda ao consumidor (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Gasolina e diesel estão mais caros a partir desta quarta-feira (27), nas refinarias, em novo reajuste autorizado pela Petrobras.

Com isso, o preço da gasolina sobe pela segunda vez em menos de dez dias nas refinarias. De acordo com a estatal, o reajuste é de 5%, para um preço médio de R$ 2,08 por litro, a partir desta quarta-feira (27). Na semana passada, a estatal já havia reajustado o combustível em 7,6%, no primeiro reajuste do ano.

Além da gasolina, também foi reajustado o preço do diesel, em 4,4%, para R$ 2,12 o litro.

Em nota, a Petrobras reiterou que seus preços têm como referência a chamada paridade de importação, impactada por fatores como os valores do petróleo e o câmbio, de acordo com comunicado enviado pela assessoria de imprensa. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Já o repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos de combustíveis depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel. "Importante ressaltar também que os preços da gasolina e do diesel vendidos na bomba dos postos revendedores é diferente do valor cobrado nas refinarias pela Petrobras. Até chegar ao consumidor são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, além das margens brutas das companhias distribuidoras e dos próprios postos revendedores de combustíveis", destaca a nota da estatal.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais