Geral

Pai da Bossa Nova, João Gilberto morre aos 88 anos no Rio de Janeiro

João Gilberto cimentou as bases da Bossa Nova no final dos anos 50.

Por: Agência Brasil atualizado: 11:05
João Gilberto é considerado um dos pais da Bossa Nova (Reprodução). João Gilberto é considerado um dos pais da Bossa Nova (Reprodução).

O cantor, compositor e violonista baiano João Gilberto, considerado um dos pais da Bossa Nova, morreu neste sábado (6) aos 88 anos, na cidade do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo filho do artista Marcelo Gilberto, que também é músico, em seu perfil na rede social Facebook. A causa da morte não foi divulgada.

O artista, conhecido por sua reclusão e perfeccionismo, cimentou as bases da Bossa Nova com os discos Chega de Saudade (1959), O Amor, o Sorriso e a Flor (1960) e João Gilberto (1961). Chega de Saudade, de autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, é uma das músicas mais famosas tocadas por João Gilberto. O álbum jazz e bossa nova Getz/Gilberto (1964), uma parceria com o saxofonista estadunidense Stan Getz, foi premiado com o Grammy. Ele também fez composições próprias, como Bim-Bom e Oba-la-la. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Monalisa Adamantina
Supermercado Godoy
Clínica Savi
2019 - O ano de Super Vantagens

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança
Haddad
Rede Sete Supermercado

Artistas lamentam

Cantores e artistas brasileiros lamentaram a morte do cantor e compositor João Gilberto. Por meio das redes sociais, amigos e fãs postaram suas homenagens ao Pai da Bossa Nova.

Em seu perfil no Instagram, a cantora Gal Costa postou uma foto antiga ao lado cantor e disse: "Se foi João Gilberto o maior gênio da música brasileira. Influência definitiva no meu canto.
Fará muita falta mas seu legado é importantíssimo para o Brasil e para o mundo".

O cantor Ed Motta também postou uma mensagem no Instagram em homenagem a João Gilberto. "Um capítulo seminal da arte desse planeta descansa hoje. Que artista imenso, descanse em paz mestre supremo".

O escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco prestou condolências aos familiares do cantor e afirmou que João Gilberto foi um dos músicos mais importantes e influentes do Brasil.

A cantora Maria Bethânia também lembrou dos momentos ao lado do amigo e disse que a cultura brasileira perdeu uma personalidade lendária.

"Todo e total respeito e reverência a essa entidade da Música Brasileira. Descanse em paz, João Gilberto!", publicou a cantora.

Publicidade

Energisa - Prêmio Abradee 2019
Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais