Fumaça branca no Vaticano anuncia escolha do novo Papa; nome será revelado em breve
Logo após a fumaça branca, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar.

A Igreja Católica acaba de eleger seu novo pontífice. A tradicional fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, na tarde desta quinta-feira (8), sinalizando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Logo após a fumaça branca, os sinos da Basílica de São Pedro começaram a tocar, confirmando a escolha feita pelos 133 cardeais eleitores, que estavam em reclusão desde a manhã de quarta-feira (7). O nome do novo papa ainda não havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem, mas a expectativa é que o anúncio oficial — o tradicional "Habemus Papam" — ocorra ainda nesta quinta-feira.
Nos dois últimos conclaves, em 2005 e 2013, a apresentação do novo líder da Igreja Católica aconteceu entre uma e duas horas após a fumaça branca. A Santa Sé informou que o novo pontífice “aparecerá em breve” na sacada da Basílica de São Pedro, onde será apresentado aos fiéis e ao mundo.
Assim como nas duas eleições anteriores, a escolha do novo papa foi concluída no segundo dia do conclave. Havia expectativa de que o processo se estendesse, já que o número de cardeais votantes foi maior do que no conclave de 2013 — 133 contra 117.
A eleição ocorre 17 dias após a morte de Francisco, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca. O falecimento do pontífice surpreendeu o mundo, embora ele já enfrentasse um quadro de saúde delicado nos últimos meses.