Geral

De Adamantina, Jaqueline Gil assume Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur

Jaqueline Gil é de Tupi Paulista, depois viveu em Osvaldo Cruz e Adamantina.

Por: Acácio Rocha | Da Redação atualizado: 24 de janeiro de 2023 | 08h40
Ao centro Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e os novos nomeados Roberto P. Gevaerd e Jaqueline Gil  [Renato Vaz/Embratur]. Ao centro Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e os novos nomeados Roberto P. Gevaerd e Jaqueline Gil [Renato Vaz/Embratur].

Da Nova Alta Paulista, Jaqueline Gil foi nomeada na quinta-feira (19) para dirigir a Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). De Tupi Paulista, onde seus pais moravam, Jaqueline nasceu em Dracena. Depois morou em Osvaldo Cruz e Adamantina. 

A nomeação de Jaqueline está em decreto assinado pelo presidente Lula. Junto com ela foi nomeado o novo titular da  Diretoria de Gestão Corporativa, Roberto Pedro Krukoski de Azevedo Gevaerd. “As nomeações de Roberto e de Jaqueline estão alinhadas à nossa política de atribuir ao corpo técnico da Agência profissionais capacitados e que vão elevar o nível da promoção internacional do Brasil”, destaca o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, conforme destacou nesta sexta-feira (20) o site institucional da Agência.

(Imagem: Renato Vaz/Embratur).

De acordo com a publicação, Jaqueline acumula mais de 20 anos de experiência no Brasil, inclusive na Embratur, e no exterior em políticas e estratégias de negócios internacionais. Atualmente doutoranda em Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (UNB), a profissional já estudou e trabalhou em países como Austrália, Estados Unidos, França, Nova Zelândia e África do Sul, com passagem em órgãos públicos e iniciativa privada.

(Imagem: Renato Vaz/Embratur).

Ainda conforme a publicação da Embratur, a nova diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação traz na bagagem uma vasta experiência na área do turismo e atuará com foco em reposicionar o Brasil no mercado internacional. “Vamos nos cercar das melhores consultorias de turismo do mundo para tornar o Brasil um destino turístico competitivo. Nosso trabalho será norteado por estudos, pesquisas, por qualidade da informação. Será assim, com muito apreço por cada etapa, que alcançaremos o resultado esperado”, destacou Jaqueline.

(Imagem: Renato Vaz/Embratur).

A Embratur é um serviço social autônomo que tem como objetivo o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal.

Formação inicial e intercâmbio internacional aos 15 anos

Após ter contato com a informação sobre a nomeação de Jaqueline Gil para a Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, o SIGA MAIS fez contato com sua mãe, a professora Izabel Castanha Gil, em Adamantina, que na manhã deste sábado (21) detalhou a trajetória da filha.  

Ela destacou que Jaqueline é de Tupi Paulista, porém nasceu e foi registrada em Dracena, centro médico daquela região. Em Tupi Paulista a formação inicial da pequena menina foi em escola maternal da cidade. Depois a família se mudou para Osvaldo Cruz, onde Jaqueline estudou em escola pública. Na cidade, além de frequentar o ensino regular, estudou no Centro de Línguas, também na rede pública.

A partir da sexta série, passou a estudar no Colégio Objetivo de Adamantina, onde cursou até o terceiro colegial. Nesse período a mãe Izabel Gil era professora da rede pública estadual e também lecionava no Objetivo. “Naquela escola, ela conquistou bolsa de estudo, em primeiro lugar, a partir de uma prova que o Colégio aplicava”, contou orgulhosa.

Jaqueline quando cursou o Colégio Objetivo em Adamantina (Reprodução/Facebook).

Em Adamantina, Jaqueline participou do processo seletivo promovido pelo Rotary Club para intercâmbio no exterior. Aos quinze anos foi para a Austrália e lá ficou durante um ano. Até hoje mantém contato com as famílias que a receberam naquele país e continua como colaboradora do programa rotariano de intercâmbio de jovens.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Graduação em turismo, como melhor aluna da UFPR

Após o intercâmbio, e de volta ao país, Jaqueline Gil cursou graduação em turismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde, segundo seu currículo Lattes, recebeu o título de melhor aluna.

Durante o curso trabalhou como estagiária no Sebrae Paraná, com apoio da Universidade. Nesse mesmo período participou de programas para universitários estrangeiros em Walt Disney, onde trabalhou durante o período do programa e frequentou a Universidade de Walt Disney. Também trabalhou e estudou na França.

Assim que se formou, seu primeiro trabalho formal, no Brasil, foi na Embratur, em Brasília, ajudando no Plano Aquarela, no início da criação do Ministério do Turismo, no primeiro governo Lula.

Jaqueline Gil (Imagem: Currículo Lattes).

Por dois anos residiu na África do Sul. De volta ao Brasil, trabalhou por vários anos na Embaixada da Nova Zelândia, em Brasília. Prestou serviço à Unesco, desenvolvendo vários projetos na área de planejamento turístico. Nos Estados Unidos frequentou as universidades de Harvard, Stanford e Georgetown. Também cursou o Instituto de Estudos de Futuros, em Copenhague, na Dinamarca,  e mestrado na Espanha, em Planejamento Turístico, como bolsista do governo espanhol (Ministério de Relações Exteriores e Cooperação, Fundación Carolina).

Além da língua nativa, é fluente em inglês, francês e espanhol. Atualmente é professora da Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Desenvolvimento Sustentável na mesma instituição.

Querendo alçar novos voos, criou a Amplia Mundo, uma consultoria criativa especializada em soluções práticas para educação profissional e aprimoramentos em experiências em turismo e hospitalidade, com projetos executados em vários estados do Brasil.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais