De Adamantina, Daniel Robles é eleito conselheiro federal no Sistema Confea/Crea
Conselho é a instância superior da fiscalização das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.

De Adamantina, o engenheiro de produção Daniel Robles foi eleito na sexta-feira (17) conselheiro federal no Sistema Confea/Crea. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), instituído juntamente com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, é a instância superior da fiscalização do exercício das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.
Com 15.337 votos, o adamantinense vai representar o estado de São Paulo no órgão. O volume representa 75,14% dos votos válidos, maior quantidade e porcentual de votos na história do Sistema, em todo o país. “O Conselho Federal é a instância máxima das profissões da engenharia, agronomia e geociências. E os tecnólogos e classes profissionais, como meteorologistas, geólogos e geógrafos, também estão anexas a este Conselho”, explica Robles ao Impacto Notícias. “Desta forma, o conselheiro federal é o representante do estado de São Paulo no Confea, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, cabendo a proposição de legislação profissional, bem como o julgamento de processos”, prossegue.
Conforme o Impacto Notícias, Daniel Robles é técnico em processamento de dados pelo Centro Paula Souza, técnico em eletrônica pelo Colégio Braga Melo, publicitário pelo Centro Universitário de Adamantina e engenheiro de produção pela Universidade Nove de Julho.
Com atuação na iniciativa privada, em 2018 ingressou para o corpo funcional do Crea-SP, passando pelos cargos de assessor da presidência, superintendente de gestão estratégica e chefia de gabinete.
Daniel também atuou como Inspetor do Crea-SP, em Adamantina e presidiu a AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista), de 2015 a 2018.
No mesmo pleito o engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli foi eleito presidente do Confea, para o mandato 2024 a 2026 com 62,9 mil votos (44,39%). Ele é o atual presidente do Crea-SP (licenciado) e agora vai presidir o órgão federal. Em 2018 Vinicius recebeu o título de Cidadão Adamantinense, conferido pela Câmara Municipal local, em reconhecimento por sua atuação junto à instituição adamantinense AEAANAP.
Para o Crea-SP Lígia Mackey foi eleita presidente. Pela primeira vez uma mulher vai presidir o órgão estadual.
(Reprodução/Crea-SP).
O pleito do Sistema Confea/Crea alcançou uma participação recorde com 141.784 eleitores, representando 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto. Foi a primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet. Os profissionais tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador.
No comparativo entre 2020, quando as eleições foram presenciais, e 2023, o número de votantes saltou de 62.289 para 141.784, registrando um crescimento de 128%. Já os recursos financeiros investidos no processo eleitoral foram reduzidos de R$ 3,5 milhões para R$ 705 mil, tendo o custo per capita do voto reduzido em 91%.