Geral

Com lápis e caneta esferográfica, universitário cria desenhos e impressiona pelos detalhes

Marcos Vinicius de Oliveira usa lápis e caneta esferográfica para criação dos desenhos.

Por: Da Redação atualizado: 14 de junho de 2016 | 15h29
Marcos Vinicius de Oliveira usa lápis e caneta esferográfica para criação dos desenhos (Foto: Acácio Rocha). Marcos Vinicius de Oliveira usa lápis e caneta esferográfica para criação dos desenhos (Foto: Acácio Rocha).

Marcos Vinicius de Oliveira, 24 anos, é estudante de desenho industrial na FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas). Os primeiros traços e rabiscos, ainda na infância, revelaram as habilidades que desenvolve hoje, tanto que motivaram a ingressar no curso superior que têm no desenho a base para a atividade profissional que deseja seguir.
Como hobby, e para aprimorar as próprias habilidades, de dispôs a desenhar a partir de uma técnica bastante segmentada, o que torna seus trabalhos cercados de rigor. Usa lápis e canetas esferográficas e com traços detalhados e precisos, transfere para o papel o que a imaginação permite criar, além de reproduzir imagens diversas.
Marcos explica que a técnica se chama hachuras, muito usada em livros e histórias em quadrinhos e em cédula de dinheirinho em todo mundo. “Gosto de desenhar com canetas pela dificuldade e por ser um trabalho diferenciado, bem como, pelos detalhes que são revelados a cada criação”, explica. O maior grau de dificuldade, segundo relevou, é dimensionar a proporcionalidade.
Ele lembra os primeiros rabiscos, de quando tinha 6 anos de idade, nos cadernos e agendas de seu pai, como qualquer criança curiosa e em fase de crescimento e experimentações. Já na fase escolar, as disciplinas que mais despertavam seu interesse eram as ligadas a artes. 
Agora, na fase adulta, o desafio de partir para a técnica que utiliza canetas esferográficas para desenhar, surgiu no transcorrer do curso, por conta de um trabalho da faculdade. “Aí fui aprimorando para não ter tantos erros”, observa.
Hoje, faz seus desenhos e publica em redes sociais, o que sempre gera repercussão e elogios. Disse que não tem tema preferido, e gosta de desenhar carros, motos, aviões, animais e autorretrato.
Em relação ao que busca, após concluir o curso de desenho industrial, já sinaliza algumas ideias e projetos, entre as quais, criar bicicletas elétricas. “Porém, não tenho como investir nisso, mas vou me esforçar para tirar pelo menos uma do papel, pela ousadia e por não ter nada igual na cidade”, revela.

Emicida

Um dos desenhos de Marcos Vinicius, traz o rapper, repórter e produtor musical Emicida. Depois de finalizado, o desenho foi postado nas redes sociais e o próprio artista elogiou: “foda!”, escreveu.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais