Esportes

Morre Bassan, o “pai do futsal” na Alta Paulista

Bassan conquistou em sua trajetória esportiva 51 medalhas de ouro para Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 26 de janeiro de 2020 | 10h17
Bassan sempre foi uma referência no esporte de Adamantina e região (Foto: Jair Cabeça). Bassan sempre foi uma referência no esporte de Adamantina e região (Foto: Jair Cabeça).

Morreu na tarde desta sexta-feira (24) Antônio Libarino Bassan, um ícone do esporte adamantinense. Ele vinha enfrentando problemas de saúde, que se agravou nos últimos dias.

Segundo a empresa Haddad Organização Social, o corpo do esportista será velado no Velório Municipal de Adamantina (sala 1), com previsão de sepultamento para 10h30 deste sábado.

Em 2011 Bassan recebe o título de Cidadão Adamantinense (Foto: Luan Nóbrega/Diário do Oeste). 

Bassan nasceu em Gália, em 1941. Passados 70 anos, foi homenageado pela Câmara Municipal de Adamantina em 2011, quando recebeu o título de “Cidadão Adamantinense”, por iniciativa do então vereador e também esportista Rudimar Bueno Soares, que morreu dia 6 de janeiro do ano passado.

Trajetória no futebol

Nascido em 1941, o faro de gol de Bassan começou a ser visto em sua adolescência, em 1957 quando iniciou a carreira no Palmeirinha, de Adamantina. Defendeu também Associação Atlética de Adamantina, Dracena, AA Osvaldo Cruz, Banfield, da Argentina, e Guarani de Adamantina (de 1964 a 1974, onde se sagrou campeão da 3ª e 2ª divisão de profissionais pelo famoso Bugre Adamantinense).

Vida de Bassan sempre foi marcada pela presença atuante no esporte (Arquivo).

Bassan foi também um grande cobrador de faltas. Certa vez, em uma partida pela terceira divisão do Campeonato Paulista em que o Guarani bateu o Flórida Paulista por 6 a 2, fez quatro desta forma. Repetiu a dose em um jogo amistoso em que o Dracena goleou o Tupã por 4 a 1.

No futsal, Bassan foi o "pai do futebol de salão" na região, formando atletas e com eles trazendo as mais altas conquistas. Junto à Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de Adamantina, desenvolveu por muitos anos escolinhas de futsal e foi técnico local, levando a cidade a conquistar dezenas de títulos, premiações e reconhecimento.

As conquistas também aconteceram em outras cidades onde atuou, o que evidencia sua liderança e capacidade profissional, características que marcaram sua carreira e o tornaram referência para diversas gerações. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Bassan foi técnico do Edu Dracena

No final de 2016 Bassan esteve com o jogador Edu Dracena, em um encontro de amigos, em Dracena. Na oportunidade, o jogador elogiou Bassan e reconheceu a contribuição que o antigo treinador deu para sua formação esportiva, no período em que jogava o futsal. “Foi uma pessoa muito importante para mim. Ensinou bastante”, disse. O encontro foi destaque no Siga Mais. Reveja.  

Edu Dracena reconhece importância do técnico Bassan na sua formação esportiva. Declaração foi dada pelo esportista em entrevista ao jornalista José Mário Toffoli (Arquivo: Rildo Xapurí).

Títulos conquistados por Bassan no futsal

Bassan conquistou, entre as categorias de base, juvenil e principal, 51 medalhas de ouro para Adamantina.

Nove vezes campeão dos Jogos Regionais, sendo 6 delas por Adamantina, uma por Dracena, uma por Marilia e outra por Presidente Prudente.

Pentacampeão da Copa TV Fronteira de Futsal afiliada da Rede Globo, 4 títulos por Adamantina e uma por Marabá Paulista em 2002.

Campeão da Copa Record de Futsal em 2008.

Tri-Campeão Paulista juvenil, duas vezes por Adamantina e uma por Dracena.

Bi-Campeão Estadual por Adamantina nos Jogos "Campeão dos Campeões Regionais" do Estado de São Paulo.

Tri-Campeão Juvenil da Associação de Futsal do Oeste Paulista.

Tri-Campeão Infantil da AFOP e Bi-Campeão da Série Prata 1987 e 2005.

Bi-Campeão Fraldinha invicto da Copa Mega Sport de Futsal.

Bi-Campeão Fraldinha invicto da Copa Mega Sport de Futsal

Bi-Campeão do Jogos da Juventude Fase Estadual por Adamantina.

Tri-Campeão Pré-Mirim da Liga Regional.

Campeão do Quadrangular Internacional Cidade de São Bernardo pela Seleção Paulista do Interior.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais