Esportes

Júlia Barbosa é tricampeã no Campeonato Paulista Caixa de Atletismo

Atleta Júlia Barbosa tornou tricampeã paulista do lançamento de disco.

Por: Da Assessoria atualizado: 3 de setembro de 2019 | 10h06
Atleta Júlia Barbosa tornou tricampeã paulista do lançamento de disco no Campeonato Paulista Caixa de Atletismo (Imagens: Acervo Pessoal). Atleta Júlia Barbosa tornou tricampeã paulista do lançamento de disco no Campeonato Paulista Caixa de Atletismo (Imagens: Acervo Pessoal).

Depois de iniciar a temporada 2019 com o título de tricampeã brasileira escolar, em março, na cidade de Natal/RN, e encerrar o 1° semestre como bicampeã sulmatogrossense em Campo Grande/MS e iniciar o 2° semestre como tricampeã paranaense em Maringá/PR, a aluna/Atleta Júlia Barbosa, que estuda na Escola Cristã de Adamantina e compete pela equipe Londrina/FEL/IPEC se tornou tricampeã paulista do lançamento de disco no "Campeonato Paulista Caixa de Atletismo", realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na Arena de São Bernardo do Campo/SP.

Os resultados não são por acaso, pois a atleta Júlia Barbosa tem recebido cuidados de uma equipe multiprofissional, com estrutura de altíssimo nível.

Os treinamentos físico e técnicos são desenvolvidos na pista da ACREA, cedido gentilmente pela diretoria da Associação e os treinamentos complementares são realizados na Academia/Laboratório do Campus 3 da UNIFAI, em que seu pai/treinador, que é docente da instituição autárquica, obteve autorização para que a atleta Júlia Barbosa possa treinar e os alunos de graduação no bacharelado em educação física realizem estágios, acompanhando e entendendo cada fase da planificação de treinamento da atleta, que é líder do ranking brasileiro na categoria sub-18 e sub-16, além de atual campeã sul-americana.

Tricampeã parabaemse  (Acervo Pessoal).

Na UNIFAI, por intermédio da NutriClínica, recebe quinzenalmente atendimento e orientações sobre ingestão alimentar direcionada para o desenvolvimento da composição corporal adequada e específica ao lançamento do disco, visto que atletas desta prova são musculosos e necessitam de potência muscular e grande vigor físico, sem contudo, aumentar a gordura corporal.

Os treinamentos repetitivos e de grande intensidade são minuciosamente organizados para que ocorram os melhores resultados e de forma segura, porém, desconfortos e desapontamentos corporais que comprometem o máximo desempenho, nos últimos 3 meses foi iniciado um trabalho de excelência de microfisioterapia e osteopatia com o fisioterapeuta Edmilson Rodrigo da S. Ferreira, que de forma áurea realiza o tratamento profilático e realibitacional semanalmente na Clínica Estar Bem.

Tricampeã brasileira  (Acervo Pessoal).

As boas parcerias não param por aí, atualmente a atleta, que é recordista brasileira dos Jogos Escolares da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), recordista paranaense e sul-matogrossense, tem sido monitorada por 125 universidades americanas e canadenses, que por causa dos resultados no atletismo vem recebendo convites formais permanentemente para que a Júlia Barbosa estude com bolsa atleta integral e todos os custos de moradia e alimentação, também sejam custeados pelas referidas universidades. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Monalisa Adamantina
Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança
Rede Sete Supermercado
Haddad

Para que isso se concretize de fato, além da vida de atleta, os outros 50% de dedicação são direcionados ao estudo na Escola Cristã de Adamantina, em que a aluna tem Bolsa Atleta 100% e toda a semana, por 2h a atleta tem aulas particulares de inglês, em sua casa, com a professora Milena Mignossi.

Não obstante, nem tudo é um mar de rosas, as dificuldades para participar de eventos tanto no estado de São Paulo, como em estados brasileiros e competições internacionais, é simplesmente utopia para uma atleta em formação, que mora em uma região geograficamente longe de grandes centros esportivos, onde ocorrem as maiores e melhores competições, o que se torna quase impossível a participação e impossibilidade de continuar representando o município, o estado e o país.

Nos próximos meses a atleta Júlia Barbosa terá inúmeras competições importantes e será imprescindível contar com o apoio do poder público municipal, empresas de Adamantina e região, objetivando melhorar a performance esportiva e dar maior visibilidade ao oeste paulista.

Bicampeã sul-matogrossense (Acervo Pessoal).

Nos dias 20 a 22 de setembro acontecerá o Campeonato Brasileiro Sub 16 na cidade de Fortaleza no Ceará, ressalta-se que a Júlia é a atual campeã (2018) da categoria e líder do ranking brasileiro. Nos dias 28 e 29 de setembro, ocorrerá em São Bernardo do Campo, o Campeonato Paulista Sub-18; e de 18 a 20 de outubro em Porto Alegre/RS acontecerá o Campeonato Brasileiro Sub-18, categoria em que a atleta Júlia Barbosa também é atual líder do ranking brasileiro.

São muitos os desafios para a jovem atleta, que deveria estar focada apenas nos treinamentos; entretanto vivencia as incertezas de participar ou não dos grandes eventos. Uma coisa é certa o setor de lançamento é sua casa e as vitórias são suas recompensas.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais