Esportes

Júlia Barbosa é tricampeã no Campeonato Paulista Caixa de Atletismo

Atleta Júlia Barbosa tornou tricampeã paulista do lançamento de disco.

Por: Da Assessoria atualizado: 3 de setembro de 2019 | 10h06
Atleta Júlia Barbosa tornou tricampeã paulista do lançamento de disco no Campeonato Paulista Caixa de Atletismo (Imagens: Acervo Pessoal). Atleta Júlia Barbosa tornou tricampeã paulista do lançamento de disco no Campeonato Paulista Caixa de Atletismo (Imagens: Acervo Pessoal).

Depois de iniciar a temporada 2019 com o título de tricampeã brasileira escolar, em março, na cidade de Natal/RN, e encerrar o 1° semestre como bicampeã sulmatogrossense em Campo Grande/MS e iniciar o 2° semestre como tricampeã paranaense em Maringá/PR, a aluna/Atleta Júlia Barbosa, que estuda na Escola Cristã de Adamantina e compete pela equipe Londrina/FEL/IPEC se tornou tricampeã paulista do lançamento de disco no "Campeonato Paulista Caixa de Atletismo", realizado nos dias 24 e 25 de agosto, na Arena de São Bernardo do Campo/SP.

Os resultados não são por acaso, pois a atleta Júlia Barbosa tem recebido cuidados de uma equipe multiprofissional, com estrutura de altíssimo nível.

Os treinamentos físico e técnicos são desenvolvidos na pista da ACREA, cedido gentilmente pela diretoria da Associação e os treinamentos complementares são realizados na Academia/Laboratório do Campus 3 da UNIFAI, em que seu pai/treinador, que é docente da instituição autárquica, obteve autorização para que a atleta Júlia Barbosa possa treinar e os alunos de graduação no bacharelado em educação física realizem estágios, acompanhando e entendendo cada fase da planificação de treinamento da atleta, que é líder do ranking brasileiro na categoria sub-18 e sub-16, além de atual campeã sul-americana.

Tricampeã parabaemse  (Acervo Pessoal).

Na UNIFAI, por intermédio da NutriClínica, recebe quinzenalmente atendimento e orientações sobre ingestão alimentar direcionada para o desenvolvimento da composição corporal adequada e específica ao lançamento do disco, visto que atletas desta prova são musculosos e necessitam de potência muscular e grande vigor físico, sem contudo, aumentar a gordura corporal.

Os treinamentos repetitivos e de grande intensidade são minuciosamente organizados para que ocorram os melhores resultados e de forma segura, porém, desconfortos e desapontamentos corporais que comprometem o máximo desempenho, nos últimos 3 meses foi iniciado um trabalho de excelência de microfisioterapia e osteopatia com o fisioterapeuta Edmilson Rodrigo da S. Ferreira, que de forma áurea realiza o tratamento profilático e realibitacional semanalmente na Clínica Estar Bem.

Tricampeã brasileira  (Acervo Pessoal).

As boas parcerias não param por aí, atualmente a atleta, que é recordista brasileira dos Jogos Escolares da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), recordista paranaense e sul-matogrossense, tem sido monitorada por 125 universidades americanas e canadenses, que por causa dos resultados no atletismo vem recebendo convites formais permanentemente para que a Júlia Barbosa estude com bolsa atleta integral e todos os custos de moradia e alimentação, também sejam custeados pelas referidas universidades. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Para que isso se concretize de fato, além da vida de atleta, os outros 50% de dedicação são direcionados ao estudo na Escola Cristã de Adamantina, em que a aluna tem Bolsa Atleta 100% e toda a semana, por 2h a atleta tem aulas particulares de inglês, em sua casa, com a professora Milena Mignossi.

Não obstante, nem tudo é um mar de rosas, as dificuldades para participar de eventos tanto no estado de São Paulo, como em estados brasileiros e competições internacionais, é simplesmente utopia para uma atleta em formação, que mora em uma região geograficamente longe de grandes centros esportivos, onde ocorrem as maiores e melhores competições, o que se torna quase impossível a participação e impossibilidade de continuar representando o município, o estado e o país.

Nos próximos meses a atleta Júlia Barbosa terá inúmeras competições importantes e será imprescindível contar com o apoio do poder público municipal, empresas de Adamantina e região, objetivando melhorar a performance esportiva e dar maior visibilidade ao oeste paulista.

Bicampeã sul-matogrossense (Acervo Pessoal).

Nos dias 20 a 22 de setembro acontecerá o Campeonato Brasileiro Sub 16 na cidade de Fortaleza no Ceará, ressalta-se que a Júlia é a atual campeã (2018) da categoria e líder do ranking brasileiro. Nos dias 28 e 29 de setembro, ocorrerá em São Bernardo do Campo, o Campeonato Paulista Sub-18; e de 18 a 20 de outubro em Porto Alegre/RS acontecerá o Campeonato Brasileiro Sub-18, categoria em que a atleta Júlia Barbosa também é atual líder do ranking brasileiro.

São muitos os desafios para a jovem atleta, que deveria estar focada apenas nos treinamentos; entretanto vivencia as incertezas de participar ou não dos grandes eventos. Uma coisa é certa o setor de lançamento é sua casa e as vitórias são suas recompensas.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais