Especial Publicitário

Legião Cevada traz autosserviço para o consumo de cerveja artesanal produzida em Adamantina

Sistema utiliza cartão personalizado, por aproximação, e libera a bebida buscada pelo cliente.

Por: Especial Publicitário atualizado: 3 de maio de 2021 | 16h54
Taps são liberadas com a aproximação de um cartão eletrônico. Cliente pode extrair qualquer uma das oito opões, na quantidade que quiser (Divulgação). Taps são liberadas com a aproximação de um cartão eletrônico. Cliente pode extrair qualquer uma das oito opões, na quantidade que quiser (Divulgação).

A cervejaria adamantinense Legião Cevada, que produz a bebida made in “Cidade Jóia”, passa a oferecer ao seu público uma experiência pioneira para o consumo da cerveja artesanal na cidade. Já está disponível o autosserviço eletrônico, que permite ao cliente extrair sua própria bebida em oito taps (torneiras), totalmente automatizadas.

No espaço, o cliente recebe um cartão eletrônico pessoal, onde são carregados os créditos comprados. Ele vai até as taps, escolhe a bebida e aproxima o cartão do equipamento. Uma tela exibe o saldo de créditos e libera a bebida, possibilitando abastecer o copo na quantidade desejada. Simultaneamente, a tela mostra a quantidade de cerveja liberada, calcula o valor e abate do cartão.

Cartão eletrônico para carga de créditos e consumo liberado (Divulgação). 

Nas taps, liberdade para escolher qual e quanto beber (Divulgação). 

Cliente extrai sua própria bebida em oito taps (Imagem: Anderson Santos Fotografia. Produção: Glória Navarro Camisaria).

A Legião Cevada explica que o saldo carregado não expira. O cliente faz a carga de acordo com sua disponibilidade e interesse, e tem a posse do cartão. Com isso, pode voltar ao espaço, a qualquer tempo, e consumir as bebidas artesanais, quanto e quando quiser.

Com isso, a experiência pioneira na cidade, trazida pela cervejaria, possibilita ao seu público o consumo das bebidas em formulações exclusivas, com a autonomia e liberdade, a partir de uma ferramenta tecnológica de ponta inédita por aqui.

Experiência de sabores para fãs da bebida artesanal e estímulo aos novos consumidores

Outro indicador positivo da ferramenta tecnológica, comemorado pela Legião Cevada, é a possibilidade de estimular duas vivências no consumo da cerveja artesanal.

Uma delas propicia que os fãs da bebida circulem com mais facilidade entre as variações oferecidas pela cervejaria. A ferramenta facilita e simplifica o acesso às taps, e essa condição estimula a degustação entre as formulações, com liberdade, e na quantidade desejada por cada consumidor da bebida.

Cada variação tem assinaturas exclusivas (Divulgação).

Um segundo aspecto é permitir que novos consumidores, sem familiaridade com as bebidas artesanais e dispostos a experimentar, possam fazer isso sem a necessidade de adquirir um volume fechado – um copo de 500 ml, por exemplo – e eventualmente não se identificar com determinadas características de sabor. Esse público pode extrair a quantidade desejada em cada uma das taps, para experimentar, e a partir disso consumir aquela que melhor se identifica e com suas expectativas de sabor. Essa possibilidade deve desmistificar o estigma de que toda cerveja artesanal é forte e excêntrica, quando na verdade são muitas as opções de sabores e intensidade, possíveis a todos os públicos.

Cerveja artesanal é conhecida como “cerveja viva” (Divulgação).

Nesse cenário, uma outra condição é vista com bons olhos pela Legião Cevada. Além da autonomia e a liberdade a cada um, a expectativa é que as interações, entre os públicos, favoreçam o intercâmbio a partir daquilo com o qual se identificam – a cerveja artesanal – e que essas relações possam fortalecer a vivência no espaço e fora dele, formando assim uma legião de apreciadores, aspecto que inspirou o nome da empresa.

Cerveja artesanal: maior parte da produção é feita no local

A Legião Cevada é uma fábrica artesanal de cerveja e consolida o sonho do químico cervejeiro João Rafael M. Cini. Ele assina as formulações das bebidas e divide a gestão do negócio com a esposa, Franciele Peixoto de Souza Cini.

João Rafael conta que a ideia pelo negócio surgiu em 2004, quando ingressou na faculdade para cursar química. Ele cultivava o gosto pela bebida e viu a possiblidade de juntar essa paixão com os estudos. Já o negócio começou a ser estruturado cerca de três anos, e ganhou fôlego a partir de um projeto de produtos regionais lançado na cidade pela mobilização de uma educadora, onde apresentou uma cerveja incorporada com mel nativo da Alta Paulista.

O empresário e químico cervejeiro João Rafael M. Cini (Imagem: Anderson Santos Fotografia).

Depois disso, o negócio ganhou forma. O espaço da indústria artesanal de cerveja ficou pronto no começo do ano passado, mas logo em março foi estabelecida a quarentena da Covid-19, interrompendo a abertura do lugar.

Em setembro do ano passado, a partir de uma flexibilização dada às empresas, pelas autoridades, a cervejaria abriu suas portas e passou a receber o público de Adamantina e região.

Toda a produção das bebidas é feita no local. No espaço estão instalados os equipamentos de produção e armazenamento, onde também é possível consumir no local ou retirar a bebida.

Características da bebida artesanal e as formulações Legião Cevada

As cervejas artesanais produzidas pela Legião Cevada têm assinaturas exclusivas. O produto carrega a base padrão, comum à bebida, personalizado pelo químico-cervejeiro a partir de combinações de sabores incorporadas de outros alimentos e condimentação, conferindo assim características e estilos bastante particulares ao sabor final.

O químico-cervejeiro da Legião Cevada explica que uma das características mais marcantes dessa bebida artesanal, é a não pasteurização do produto, procedimento que ocorre com as cervejas industriais mais comuns e de grande consumo no mercado. Por isso, a cerveja artesanal é conhecida como “cerveja viva”.

Bebida carrega a base padrão, com personalização de sabores e estilos (Divulgação).

Na Legião Cevada, pelo autosserviço, são disponibilizadas oito taps, cada uma delas com um perfil de cerveja artesanal. Porém, a produção do lugar não se limita a oito variações, já que as opões de bebidas se alternam de acordo com a sazonalidade, comportamento do consumo e aceitação, além das novidades em formulações, que são rotineiramente introduzidas no catálogo, ampliando assim as possibilidades de sabor e experimentação.

São oito taps e variedade das bebidas muda conforme a temporada (Divulgação). 

A Legião Cevada produz desde a mais tradicional cerveja pilsen, às cervejas condimentadas, frutadas ou lupuladas (as IPAs, onde a intensidade do lúpulo – sabor, aroma e amargor – é alta). São cervejas puras, preparadas para, verdadeiramente, mostrar o sabor das bebidas.

Consumo seguro no local ou retirada em embalagens descartáveis

Atualmente, conforme o Plano SP, a Legião Cevada funciona de quarta a domingo. De quarta a sexta, das 18h às 20h, com retirada no local, com pedidos pelo WhatsApp (veja nota de serviço ao final do texto) ou pelo aplicativo aiqfome. A bebida é envasada em embalagens descartáveis personalizadas.

Bebidas também podem ser retiradas no local ou pedidas via aplicativo (Divulgação). 

Aos sábados, atendimento com público presencial, no local, no horário das 11h às 19h, e nos domingos das 17h às 19h. No fim de semana também estão ativos os serviços de retirada e delivery. 

Como todo o setor, a Legião Cevada está condicionada às regras do Plano SP, face à pandemia, o que pode provocar alterações nos horários, conforme determinações das autoridades. Para saber, consulte sempre as suas redes sociais.

Para consumo no local, observação a todos os cuidados sanitários (Imagem: Anderson Santos Fotografia. Produção: Glória Navarro Camisaria).

O local segue todas as normas, como o distanciamento social e a exigência pelo uso de máscaras de proteção facial pelos clientes. O espaço disponibiliza álcool gel para higienização das mãos e luvas descartáveis para a extração das bebidas nas taps.

Serviço

Legião Cevada | Cervejaria Artesanal

Al. Maria Cândida Romanini, 267, Adamantina/SP

(18) 99703-1313 | Fanpage | Instagram

Publicidade

P&G Telecomunicações