Especial Publicitário

Escola Cristã realinha ensino na pandemia e supera desafios; matrículas estão abertas para 2021

Escola Cristã é referência no ensino, com mais de 500 alunos de Adamantina e cidades da região.

Por: Especial Publicitário atualizado: 10 de dezembro de 2020 | 22h22
Escola Cristã de Adamantina está com matrículas abertas para 2021 (Fotos: Maikon Moraes/Siga Mais). Escola Cristã de Adamantina está com matrículas abertas para 2021 (Fotos: Maikon Moraes/Siga Mais).

O ano de 2020 foi desafiador, em todas as áreas, o que não foi diferente na educação, sobretudo para garantir que, fora das salas de aulas presenciais, crianças e adolescentes tivessem a continuidade dos estudos, em meio às medidas de distanciamento social determinadas pelas autoridades.

Em Adamantina, uma referência de superação a esses desafios é a Escola Cristã de Ensino que, diante de todas as mudanças e realinhamentos que reconfiguraram a dinâmica de ensino, caminha para o encerramento do ano letivo com um balanço positivo, sem evasão e com alto aproveitamento dos alunos, em todos os níveis, no ensino infantil, fundamental e médio.

Esses resultados, de sucesso, foram apresentados ao SIGA MAIS pela sócia e diretora administrativa da Escola, Eunice Vasconcelos. Ela dirige a instituição de ensino ao lado dos sócios Jaqueline Rodrigues da Costa, Iracema Regiane Delgado e Tetuma Fujissaka, e da diretora e vice-diretora pedagógica Elisabeth Meireles e Noriko Saito, respectivamente.

Eunice conta que diante das determinações das autoridades pela suspensão preventiva do ensino presencial, em março, a Escola rapidamente se mobilizou para atuar nesta nova realidade trazida pela pandemia, e garantir a execução do programa de ensino para cada uma das séries.

Assim, a primeira decisão foi antecipar as férias escolares, por 15 dias, e nesse período a equipe se organizou, redefiniu os protocolos de trabalho e compartilhou as decisões com os estudantes e pais de alunos. Passada essa etapa de organização interna, a Escola retomou as aulas, em formato remoto, e mantém cumprimento integral a todo o conteúdo de ensino, que chega agora à reta final no atual ano letivo.

A transparência e a pactuação de toda a comunidade escolar, pelo novo formato de ensino, também foram fundamentais para os resultados positivos de aprendizado, nesta configuração, com a presença online diária, dos estudantes, no ambiente virtual de aprendizagem, cuja frequência é monitorada por professores e a área administrativa da Escola. “Adotamos um permanente controle. Quando algum aluno não está online, para as aulas, a família é rapidamente avisada”, explica Eunice.

Ela destaca que em relação aos pequenos, das séries iniciais, as famílias tiveram um papel importante em apoio a esses alunos. “Esse momento especial exigiu também a participação dos pais, que diante de qualquer cenário, têm grande responsabilidade, também, na alfabetização dos filhos”, disse.

Eunice lembra ainda sobre os desafios iniciais, nessa adaptação, entre o corpo docente. “Os profissionais do nosso quadro que tinham mais habilidades compartilharam suas experiências com outros colegas, o que reafirma ser um grupo muito unido”, diz. “Diante de tudo que foi proposto nesse formato de ensino, e daquilo previsto no programa de ensino, todas as metas foram atingidas”, comemora.

Para 2021

Prestes a encerrar o atual ano letivo, a Escola Cristã informa que as aulas de 2021 serão iniciadas no dia 25 de janeiro, cujo formato – presencial ou remoto – vai depender das determinações das autoridades. “Estamos prontos para atuar em qualquer cenário”, afirma a dirigente da unidade escolar.

Essa flexibilidade, segundo Eunice, é resultado do comprometimento da direção da Escola, professores, funcionários, alunos e seus pais, bem como ao material pedagógico e ao suporte do método de ensino – inclusive tecnológico – diante da introdução do ambiente virtual de aprendizagem também disponibilizado pelo Dom Bosco.

Escola Cristã: mais de duas décadas dedicadas ao ensino

A Escola Cristã foi fundada em 9 de fevereiro de 1998 e ocupava o prédio do antigo Instituto Educacional de Adamantina. Iniciou com 82 alunos distribuídos entre a primeira à oitava séries (hoje primeiro ao nono ano) do ensino fundamental. No ano seguinte implantou o ensino médio e no terceiro ano o ensino infantil para crianças a partir de três anos.

A credibilidade da Escola e sobretudo o comprometimento do corpo docente consolidaram o projeto inicial. Passados 18 anos no prédio embrionário, o estabelecimento de ensino conquistou a atual sede própria, inaugurada em julho de 2016, que também já recebeu novas melhorias, após sua inauguração, com a construção de novas salas de aula – agora são 18 – e cobertura da quadra.

Esse novo espaço, configurado dentro das características exigidas para um estabelecimento de ensino – com salas de aula, biblioteca, sanitários, sala de vídeo, quadra coberta, pátios, cantina e área de lazer, total acessibilidade e auto de vistoria (AVCB) do Corpo de Bombeiros – recebe hoje 502 alunos, das cidades de Adamantina, Lucélia, Mariápolis, Flórida Paulista e Inúbia Paulista, hoje sob atividades remotas em razão da pandemia.

Assim, as características estruturais da Escola, somadas ao trabalho do corpo docente e demais colaboradores, e ao método de ensino, oferecem segurança e tranquilidade aos pais. “A gente acolhe”, orgulha-se Eunice. Esse acolhimento – explica – fortalece a interação entre alunos e professores.

A dirigente da unidade de ensino enfatiza o comprometimento da equipe. “Somos mais de quarenta profissionais que vestem a camisa, diariamente, que se entregam ao trabalho, e tudo isso se reflete nos excelentes resultados que conquistamos nas salas de aula”, comemora            

Em relação ao corpo docente, especificamente, a diretora pedagógica ressalta a qualificação do quadro. “Buscamos perfis profissionais com formação e habilidades que atendam nossas diretrizes”, diz.  

A Escola oferece o ensino infantil I e II para crianças com idade a partir de quatro anos (com turmas manhã e tarde). O primeiro ano do ensino fundamental também tem turmas manhã e tarde. Já a partir do segundo ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, turmas somente no período da manhã.

Há mais de uma década, o material didático adotado pela Escola é o método Dom Bosco, de referência para o setor educacional. O conteúdo aborda os temas obrigatórios com contextualização atualizada.

Matrículas abertas

Desde outubro a Escola Cristã está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021. Esse período de matrículas segue nos meses de dezembro e janeiro, até o início das aulas, marcado para o dia 25 do mês que vem. As vagas são limitadas.

A Escola Cristã fica na Rua Pastor Pedro Pereira, 30, Parque Itapuã, com funcionamento das 8h às 16h. Informações também pelo telefone (18) 3522-1570. Acesse aqui a fanpage da Escola.

Publicidade

P&G Telecomunicações