Especial Publicitário

Energisa monitora condições climáticas para minimizar impacto das chuvas na rede elétrica

Empresa faz monitoramento do colima em tempo real e mantém equipes de prontidão.

Por: Da Assessoria atualizado: 25 de maro de 2023 | 09h36
COI ? Centro de Operações Integrado, da Energisa Sul-Sudeste, em Presidente Prudente (Julio Regazoli/Rec Filmagens). COI ? Centro de Operações Integrado, da Energisa Sul-Sudeste, em Presidente Prudente (Julio Regazoli/Rec Filmagens).

As últimas semanas têm sido de chuvas intensas em diversas regiões do país. Em algumas localidades, além do intenso volume de água, o período tem sido marcado por ventos fortes e raios. Na área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste o cenário não é diferente e, de maneira preventiva, a concessionária realiza o monitoramento em tempo real da aproximação de tempestades severas, com o intuito de mobilizar as equipes antecipadamente para atender possíveis demandas relacionadas aos temporais.  

COI - Centro de Operações Integrado em Presidente Prudente (Júlio Regazoli/Rec Filmagens).COI: estrutura funciona sem parar, 24 horas por dia (Júlio Regazoli/Rec Filmagens).Monitoramento em tempo integral (Júlio Regazoli/Rec Filmagens).

“Esse monitoramento nos permite identificar a aproximação de tempestades que, pela intensidade, podem causar danos ao sistema elétrico. A Energisa mantém um plano de contingência operacional, com uma série de procedimentos que são adotados para garantir a continuidade do fornecimento de energia e minimizar os impactos ao sistema elétrico e aos clientes durante situações esses fenômenos associados a chuvas”, detalha Luiz Moreto, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.  

Além de monitorar o clima e antecipar estrategicamente os procedimentos operacionais, as medidas preventivas da Energisa incluem treinamento de equipes, investimento em tecnologias, automação da rede e equipamentos inteligentes que permitem realizar manobras à distância para recompor o sistema elétrico durante as ocorrências de chuvas, o que garante maior agilidade e segurança no restabelecimento da energia.  

Riscos nas intempéries 

Como acontece em algumas regiões, além dos prejuízos materiais às comunidades mais afetadas, as chuvas intensas também causam danos ao sistema elétrico e, dependendo da gravidade, podem deixar milhares de pessoas sem energia. Isso porque, nesses temporais são frequentes os casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que, pela força do vento, são lançados sobre a rede elétrica, provocando o rompimento de cabos de energia, quebra e queda de postes, estragos em equipamentos e outras estruturas indispensáveis para a distribuição de energia. 

Atuação das equipes, a campo (Da Assessoria/Energisa).

Outro agravante no contexto climatológico são as descargas atmosféricas. “Os raios podem causar diversos prejuízos, mas podemos citar o início de incêndios, danos a equipamentos ou até mesmo provocar a morte de pessoas e animais. Normalmente as descargas são atraídas por objetos metálicos, sistema de telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por esses motivos, é importante ficar atento e adotar alguns cuidados nos dias de chuvas”, alerta. 

Proteja-se! 

Em dias de ventos e chuvas fortes, fique atento às seguintes recomendações: 

• Busque um local fechado e não a céu aberto, como dentro das residências ou veículos, já que os raios são atraídos por pontos altos e, dependendo de onde a pessoa estiver, ela pode se tornar esse ponto alto.  

• Retire todos os equipamentos eletrônicos da tomada e evite usar o chuveiro elétrico, carregar o celular ou ligar outros aparelhos durante a chuva. Também evite contato com objetos de estrutura metálica que estejam ligados à eletricidade, como fogões, geladeiras e torneiras.  

• Se encontrar cabos partidos na rua, não se aproxime em hipótese alguma, pois não é possível saber se o cabo está ou não energizado.  

• Caso o cabo partido caia sobre o seu veículo, permaneça dentro do veículo. Se você estiver do lado de fora, não chegue perto e chame a Energisa pelos canais de atendimento: .Call center – 0800 70 10 326; Gisa - (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp) ; aplicativo para celular Energisa On; ou site www.energisa.com.br.