Especial Publicitário

Dr. Paulo Tadeu Drefahl celebra carreira e novas qualificações em cirurgia plástica

Ele pontua conceitos de ética e bom senso na cirurgia plástica e investe em aperfeiçoamento.

Por: Especial Publicitário atualizado: 5 de fevereiro de 2023 | 15h25
Dr. Paulo Tadeu Drefahl pontua conceitos de ética e bom senso na cirurgia plástica e investe em aperfeiçoamento profissional (Divulgação). Dr. Paulo Tadeu Drefahl pontua conceitos de ética e bom senso na cirurgia plástica e investe em aperfeiçoamento profissional (Divulgação).

Instalado em Tupã, e ao completar 24 anos de atuação profissional como cirurgião plástico, Dr. Paulo Tadeu Drefahl (CRM SP 74352) celebra uma carreira de sucesso na medicina, dentro e fora do Instituto Drefahl, que fundou e dirige na cidade. Ao olhar para trás, comemora as milhares de cirurgias realizadas em procedimentos reparadores, reconstrutivos e estéticos. Sobre presente e futuro, orgulha-se da bagagem, do conhecimento e das relações construídas, e mira em novas qualificações. Entre elas, a busca por novas tecnologias, métodos e procedimentos em mastopexia e lipo definição, suas mais recentes atualizações profissionais, junto ao nomes de referência dentro e fora do país.

Dr. Drefahl: mais de 20 anos com atuação de referência em cirurgia plástica (Siga Mais).

Paulo Drefahl tem formação em medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com especialização em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e pós graduação em reabilitação de anomalias craniofaciais pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Dr. Paulo Drefahl e Izabela Ferrari (Divulgação).

Sua formação acadêmica, aliada à sensibilidade e ética no relacionamento com pacientes, criou oportunidades de atuação que impulsionaram sua carreira, em intervenções que transformaram positivamente a vida de milhares de pessoas em seu Instituto e na rede pública. “Sempre procurei trabalhar com humanização, com respeito ao ser humano e procurando entregar o melhor de mim”, diz orgulhoso. Em 24 anos, realizou mais de três mil cirurgias. Na rede pública, com procedimentos de reabilitação na área de oncologia, são cerca de cinco mil procedimentos restaurativos feitos por suas mãos.

Principais interações e novas qualificações e habilidades

Ao longo de mais de duas décadas, além do atendimento em cirurgia plástica na rede pública, Paulo Drefahl recebe pacientes de toda a região em seu Instituto, em Tupã. É nesse espaço que são realizados os atendimentos a homens e mulheres que buscam pela cirurgia plástica, dentro de suas mais diferentes motivações. Entre os procedimentos mais procurados estão a lipoaspiração, mastopexia, cirurgia plástica de nariz, prótese de mama, cirurgia de pálpebra, orelha de abano, abdômen, lipo definição (também chamada de lipo HD) e demais procedimentos.

Nesse rol, o profissional destaca que a mastopexia com prótese é uma cirurgia muito realizada

e está cada vez mais sofisticada, o que tem exigido atualização permanente, como ocorreu em dezembro do ano passado, quando participou do curso mastopexia em L multiplanos, em Curitiba (PR), desenvolvido e aplicado pelo renomado cirurgião Dr. Adel Bark Junior.

Em Curitiba com o Dr. Adel Bark Junior, no curso mastopexia em L muiltiplanos (Divulgação).

O curso permitiu atualizar-se sobre a técnica e sua dinâmica, com conteúdos teóricos e atividade prática “hands on”, onde os participantes do curso participam de procedimento cirúrgico real. A mastopexia em L gera uma cicatriz mais reduzida nas cirurgias de levantamento das mamas. “Essa abordagem trabalha todas as estruturas anatômicas da mama, músculo, glândula, pele, em uma abordagem holística, por inteiro”, ressalta Drefahl.

Curso de mastopexia em L multiplanoos, em Curitiba, em dezembro passado (Divulgação).

Além da mastopexia, outro procedimento bastante buscado é a abdominoplastia, para definição corporal, e nos últimos anos, mais recentemente, a lipo definição, que além de promover a redução da gordura localizada, melhora a definição dos músculos. “É uma cirurgia que respeita contornos corporais,  sombras e relevos, e tenta deixar em evidência a musculatura”, explica.

Sobre esse tema, Dr. Paulo Drefahl participou no último fim de semana (27, 28 e 29 de janeiro), do Body Sculping Course, em Santos, no litoral paulista. É um curso de extensão, também “hands on”, que propicia o aprimoramento e novos conhecimentos teóricos e práticos pela lipo definição. Conforme o cirurgião tupãense, a imersão de três dias aconteceu na Santa Casa de Santos, onde foram ministradas aulas teóricas e realizadas quatro cirurgias, executadas conjuntamente entre os organizadores do curso e os cirurgiões plásticos participantes, tudo de forma muito profissional.

Em Santos, neste mês de janeiro, no Body Sculping Course, com o Dr. Ricardo Ventura Herrera (Divulgação).

Fazem parte da organização e treinamento do Body Sculping Course, nomes renomados como os cirurgiões plásticos Osvaldo Saldanha e Ricardo Ventura, com quem o médico tupãense vivenciou novas oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento. “Tive contato com um programa científico de alto nível disponibilizado por professores experts nacionais e internacionais, que compartilharam e ensinaram o que há de mais moderno no contorno e definição corporal”, ressalta Drefahl.

Hands on: vivência prática de aperfeiçoamento em lipo definição (Divulgação).Com o Dr. Ricardo Ventura, renomado cirurgião plástico reconhecido em todo o país (Divulgação).

No retorno à Alta Paulista, após o curso, ele se coloca apto a aplicar a nova carga de conhecimento e atualizações junto aos seus pacientes. “O mundo está muito dinâmico, e nesse universo nada substitui o ser humano, e nunca vai substituí-lo”, diz. “Essas tecnologias vieram para ajudar. E antecedendo a elas é preciso entender o conceito. Essa é a chave de tudo”, ressalta.

Bom senso em cirurgia plástica

Entre homens e mulheres, a maior procura por cirurgia plástica no Instituto Drefahl é por elas, que são cerca de 90% do seu público. Em relação aos homens, as maiores demandas são procedimentos pós cirurgia bariátrica, para remoção de pele e redefinição corporal. Já entre as mulheres os interesses em cirurgia plástica são mais diversos. Seja uma situação de alívio, ou estética, a busca é por pessoas que querem sentir-se bem, atraentes e confortáveis.

Nessa aspiração, e dentro da necessidade ou desejo por realizar um procedimento de cirurgia plástica, Paulo Drefahl usa de sua sensibilidade, ética e responsabilidade profissional para posicionamentos objetivos, com coerência e bom senso, diante de cada história de vida, e daquilo que motivou a ida ao Instituto. “Procuro acolher as pessoas e não as julgo, pois cada um tem uma história e precisamos ter muito respeito por isso”, pontuou.

Hands on: uso do renuvion no aperfeiçoamento em lipo definição, em Santos (Divulgação).

Após ouvir e colher as expectativas, o momento seguinte é avaliar a viabilidade sobre aquilo que é buscado pelo paciente. “Procuro dimensionar da forma mais honesta possível o que dá para fazer, caso a caso”, contou. Esse posicionamento exige inclusive dizer não, em determinadas situações, e promover a melhor orientação e encaminhamento ao paciente. “O bom senso deve prevalecer sempre. Não vale tudo. Tem que ter ética e ser honesto”, ressalta.

A cirurgia e seu pré e pós operatórios

Definido o procedimento e pontuadas todas as considerações, a próxima etapa do atendimento individualizado pontua as questões ligadas ao pré e pós operatórios, como também a mobilização dos insumos materiais e humanos, e de retaguarda, ativados para o procedimento cirúrgico.

Equipe multiprofissional mobilizada (Acervo Pessoal).

A primeira consideração feita pelo profissional se dá em torno dos hábitos de vida do paciente. A etapa pré-operatória realiza um amplo mapeamento sobre suas condições de saúde, onde são consideradas questões como a existência de comorbidades, cardiopatias, alergias, como também doenças coadjuvantes ou autoimunes. Aspectos ligados à alimentação e ao tabagismo também são considerados na robusta avaliação médica preliminar. “Tudo é importante no sentido de conseguir entregar para a pessoa o que ela espera”, justifica Drefahl.

Ele explica que as cirurgias plásticas mais complexas, de médio e grande portes, ocorrem em centro cirúrgico hospitalar, com estrutura compatível com a característica da intervenção, com retaguarda de equipe multiprofissional, equipamentos e demais insumos, onde após o ato cirúrgico o paciente fica em observação e depois é encaminhado ao leito hospitalar até receber a alta médica.

Atuação reconhecida: coerência, bom senso e responsabilidade em cirurgia plástica (Acervo Pessoal).

Já no pós-cirúrgico, as orientações observam os cuidados específicos a cada caso e repouso na fase inicial. Depois, na retomada das rotinas, é fundamental fazer alguma atividade física e ter um alimentação regrada. “Tudo com bom senso. Ninguém vai ficar escravo de uma situação”, reforça. “É um conjunto de coisas. A mudança começa no coração e na mente. A partir daí a pessoa começa a achar o caminho dela”, continua.

Fazer a diferença na vida das pessoas

Dr. Paulo Drefahl fez questão de ressaltar o conceito de saúde definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e como esses princípios se relacionam com a área da cirurgia plástica.

Dr. Paulo Drefahl: cumprir a missão e faazer a diferença na vida das pessoas (Divulgação).

“O conceito de saúde pela OMS é o bem estar físico, mental e social. Dentro desse contexto entra a saúde mental, ou seja, atuamos para tirar as dores física e da alma, junto àqueles que nos procuram”, diz. “Quando você deixa a pessoa melhor ela se sente mais segura, o que melhora a autoimagem, autoestima, autoconfiança. Naturalmente isso vai impactar positivamente na vida dela”, orgulha-se. “É muito legal quando você termina um processo e fala: cumpri minha missão, fiz a diferença. Isso transcende o dinheiro. É a sensação de dever cumprido. O que se ganha financeiramente é consequência do que a gente faz de bom”, encerra.

Pelas suas mãos, a cirurgia plástica na rede pública

Na rede pública, Paulo Drefahl também coleciona histórias emocionantes, e que marcaram sua vida e de seus pacientes. Em paralelo aos atendimentos em seu Instituto, ele atua como médico no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Tupã, que recebe pacientes de 19 cidades da Nova Alta Paulista.

No AME, ele realiza atendimentos a pacientes oncológicos, grande parte idosos. As principais intervenções são em tumores cutâneos, com a retirada da camada da pele lesionada. Em média são cerca de dez procedimentos semanais, dessa natureza. Drefahl estima ter realizado mais de cinco mil desses procedimentos, no serviço público. “Você resgata a dignidade dessas pessoas no sentido de você tirar a dor, tirar a ferida, e essa é a essência da medicina”, celebra.

Dr. Paulo Drefahl: carreira realizadora (Divulgação).

Ele trabalhou também por cerca de 20 anos no Hospital Regional (HR) de Assis, e lembra que nesse período operou mais de 300 crianças que sofriam bullying, por terem orelha de abano. “Eu me solidarizava com essas crianças e pude proporcionar isso a elas”, comemora orgulhoso.

Ainda no HR de Assis ele fazia reconstrução de mama pós mastectomia, em mulheres acometida pelo câncer, como também o procedimento de preenchimento facial em pacientes soropositivos, acometidos pela lipodistrofia. Um dos efeitos colaterais do tratamento antirretroviral é o emagrecimento do rosto, o que também ocorre em pernas, nádegas e braços. E mais recentemente, realizou uma cirurgia de reconstrução de tórax em paciente pós Covid-19.

Serviço:

Dr. Paulo Tadeu Drefahl (CRM SP 74352)

Instituto Drefahl

Rua Goitacazes, 1000, centro, Tupã/SP

(14) 3441-5509 e 99610-5509

Acesse aqui suas redes sociais.

Instituto Drefahl, em Tupã (Siga Mais).