Ensino

Residência Pedagógica e Pibid do Centro Universitário organizam 1º Encontro Integrador

Objetivo é integrar estudantes bolsistas de ambos os programas Pibid e Residência Pedagógica.

Por: Priscila Caldeira | Centro Universitário de Adamantina (Com informações do MEC) atualizado: 08:49
Encontro visa integrar estudantes bolsistas dos programas Pibid e Residência Pedagógica (Agência DCOM). Encontro visa integrar estudantes bolsistas dos programas Pibid e Residência Pedagógica (Agência DCOM).

O Programa Residência Pedagógica (PRP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Centro Universitário de Adamantina organizam para 19 de junho, às 20h, o 1º Encontro Integrador dos programas, no auditório Miguel Reale, Câmpus II. O evento oferecerá certificação ao final. 

Com o tema “Educação do presente: porque as mudanças não esperam para acontecer”, a palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Estêvão Zilioli, coordenador da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) do Centro Universitário.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado
 

O objetivo é integrar estudantes bolsistas de ambos os programas Pibid e Residência Pedagógica, favorecendo o envolvimento da comunidade acadêmica com temas atuais da educação. “Todos os estudantes dos cursos de licenciatura estão convidados, sendo a presença dos alunos dos programas Pibid e Residência Pedagógica ligados aos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Física obrigatória”, afirmam os coordenadores do Pibid e da Residência Pedagógica na instituição, respectivamente, Prof.ª Dra. Alessandra Aparecida dos Santos e Prof. Dr. Marcos Martinelli.

Sobre os programas

Destinado ao aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior, o Pibid integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) para o fomento da iniciação à docência, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, comprometam-se com o exercício do magistério na rede pública.  

O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Com a finalidade de inserir os discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura no cotidiano das escolas públicas de educação básica, há o desenvolvimento de um regime de colaboração entre a União, por meio da CAPES, os Estados, o Distrito Federal e os municípios, por meio de suas secretarias de educação ou órgão equivalente e as IES que tiveram seus projetos institucionais aprovados em edital de seleção do programa.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina