Ensino

I Encontro de Cardiologia Veterinária reúne estudantes e profissionais em Adamantina

Cerca de 40 pessoas participaram do evento no campus II do Centro Universitário de Adamantina.

Por: Priscila Caldeira | Centro Universitário de Adamantina atualizado: 11:52
Médica veterinária, Dra. Luciene Martinello, ministrou sobre as principais doenças cardíacas adquiridas em cães (Priscila Caldeira). Médica veterinária, Dra. Luciene Martinello, ministrou sobre as principais doenças cardíacas adquiridas em cães (Priscila Caldeira).

De forma inédita na cidade, o I Encontro de Cardiologia Veterinária promovido pelo Centro Universitário de Adamantina em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV) e a Atlética do curso reuniu 40 pessoas, entre profissionais locais e da região e estudantes na última quinta-feira, 18.

O evento ocorreu no auditório Miguel Reale, Câmpus II. “Foi uma oportunidade muito boa de poder ter a SBCV em nossa instituição mostrando o que vem sendo feito na atualidade sobre as principais patologias cardíacas apresentadas por cães e gatos. Tivemos a oportunidade de contar com as experiências das Dras. Luciene e Tatiana e do Dr. Yudney, que já foi professor temporário da instituição e é o atual presidente regional da SBCV no estado”, avalia o Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, que responde pela cardiologia veterinária da Clínica Veterinária do Centro Universitário. 

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

O evento também contou com a presença do presidente da Associação de Médicos Veterinários e Zootecnistas de Tupã e Região (AMVZTR), Dr. Sérgio Miaki, do médico veterinário de Adamantina Dr. Gustavo Junqueira, entre outros veterinários da região, professores, alunos e ex-alunos do Centro Universitário de Adamantina. “Esperamos trazer mais eventos desse nível para a instituição, pois são importantes para formação e para educação continuada de nossos professores, alunos e profissionais da região. Fico muito feliz que a reitoria e a pró-reitoria de Extensão tenham nos apoiado com infraestrutura para que pudéssemos viabilizar esse encontro”, agradece o docente.

Prof. Dr. Andrey dá as boas-vindas ao público (Priscila Caldeira).

Todos os palestrantes do encontro, cuja organização contou com auxílio de alunos do curso, são médicos veterinários que fazem parte da SBVC. Cada um deles levou a experiência da cidade em que residem. “O nível das palestras foi excelente. São profissionais gabaritados que trabalham diretamente na área. A Dra. Tatiana em Marília, Dra. Luciene em Bauru e Dr. Yudney em Presidente Prudente, grandes cidades da nossa região. Os alunos da comissão organizadora estão de parabéns, aceitaram e se comprometeram com este desafio de ajudar na organização deste primeiro evento. Acredito que foi o primeiro de outros que vamos continuar trabalhando para trazer para a nossa instituição”, ressalta.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Embaixador da SBCV 

O estudante do 5º termo Matheus de Mendonça Costa, que atua na representação discente como embaixador da SBCV no Centro Universitário de Adamantina, avalia positivamente a experiência na organização do evento. “Ficamos extremamente felizes com o convite da SBCV para realizar o I Encontro de Cardiologia Veterinária de Adamantina. Temos a esperança de que eventos como esse se tornem mais frequentes e sejam uma referência em nossa região. O encontro contou com a participação de diversos profissionais locais, assim como de alunos desta instituição de ensino, e acredito que tenha sido de imenso valor para todos os envolvidos”, afirma. 

Prof. Andrey junto aos palestrantes da noite e comissão organizadora (Priscila Caldeira).

A comissão organizadora é formada pelo presidente regional da SBVC, Prof. Dr. Yudney Motta, pelo docente do Centro Universitário de Adamantina Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira, e pelos estudantes Caio Tolentino de Paula, Laura Carniato Bergamin, Matheus de Mendonça Costa, Naylla Fernandes Batistton Antônio, Rita de Cássia Amorim Martins e Catherine Sofia Puime.

Programação

Das 19h às 20h, a médica veterinária Dra. Luciene Martinello, da cidade de Bauru (SP), ministrou sobre as “Principais doenças cardíacas adquiridas em cães: saiba como identificar”.

Das 20h às 21h, a médica veterinária Dra. Tatiana Rosa Fernandes, de Marília (SP), palestrou a respeito da abordagem diagnóstica e terapêutica do edema pulmonar cardiogênico.

O tema “Avaliação Cardiológica pré-anestésica – O que pedir?” foi ministrado pelo presidente regional da SBVC, Prof. Dr. Yudney Motta, de Presidente Prudente (SP), das 21h20 às 22h20.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações