Ensino

Em parceria com a SAAMA, alunos da EE Helen Keller produzem mudas de plantas nativas

Estudantes tiveram acesso a orientações, acompanharam etapas e fizeram o cultivo de mudas.

Por: Da Redação atualizado: 15 de maro de 2024 | 14h07
Estudantes conhecem viveiro e t?cnicas para produ??o das mudas (Imagem: Cedida). Estudantes conhecem viveiro e t?cnicas para produ??o das mudas (Imagem: Cedida).

Um grupo de alunos da Escola Estadual Helen Keller, de Adamantina, desenvolve atividade prática em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), para produção de mudas de espécies nativas.

Nesta quarta-feira (13), acompanhados pelos funcionários da pasta e o secretário responsável pela Saama, Thiago Benetão, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o viveiro de mudas construído no Recinto Poliesportivo, bem como compreenderem como são realizados os processos de coleta, seleção e germinação das sementes, estaquia, dormência, entre outros cuidados.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Na sequência, acompanhados pelo técnico Rodrigo Shioda, os alunos também puderam realizar o plantio de mudas nativas, que oportunamente serão utilizadas na revitalização de uma área de preservação permanente (APP) do município.

(Imagem: Cedida). (Imagem: Cedida).

A ida dos estudantes ao espaço foi acompanhada pelos professores Magali Tavone e Tiago Rafael. Eles coordenas as atividades que integram conteúdos programáticos, presentes na proposta de disciplina eletiva.

Denominada de “Como melhorar o meio em que vivo?”, a disciplina compõe a parte diversificada do atual currículo do Estado de São Paulo, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A temática ambiental também é presente nos atuais Temas Contemporâneos Transversais (TCT).

Publicidade

Cocipa - Hiper Cliente Feliz
Daiane Mazarin Estética

O gestor da SAAMA destacou a iniciativa. “Atividades de educação ambiental são extremamente importantes para os nossos alunos. É uma ótima oportunidade para que eles vivenciem na prática todos esses processos que diariamente realizamos em nosso município”, frisou  Benetão.

Conforme o professor Tiago Rafael, as próximas atividades preveem visitas a outros locais como o pátio de compostagem, cursos d’água locais e horto florestal.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina