Ensino

Cerimônia do Jaleco reúne ingressantes da Turma 9 de Medicina no Centro Universitário de Adamantina

Solenidade foi realizada no último sábado (18) reunindo 85 ingressantes do curso de medicina.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 15:43
Professor do Centro Universitário e médico Guilherme Bonadirman palestra sobre medicina humanizada (Foto: Priscila Caldeira). Professor do Centro Universitário e médico Guilherme Bonadirman palestra sobre medicina humanizada (Foto: Priscila Caldeira).

Com auditório lotado, foi realizada no último sábado, 18, a Cerimônia do Jaleco da Turma IX de Medicina no Câmpus II do Centro Universitário de Adamantina. A solenidade, que reuniu 85 ingressantes do curso, marca o início dos estudantes na graduação.  

Organizada pelo Centro Acadêmico de Medicina “Dr. César Marinho” (CADCM), em parceria com a Pró-reitoria de Extensão,  a cerimônia ocorreu no Auditório Miguel Reale. A palestra sobre Medicina Humanizada foi ministrada pelo médico e docente Guilherme Dias Bonadirman. 

“Fico muito feliz de ver esse evento sendo realizado com muito sucesso. Tivemos até que colocar cadeiras extras devido ao número de pessoas maior do que o esperado. É muito satisfatório ver familiares e amigos presentes para prestigiar esses alunos”, conta o presidente do CADCM, João Pedro Garcia de Mattos. 

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Medicina Humanizada

Representando o reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, a pró-reitora de Ensino, Prof.ª Dra. Fulvia Veronez, ressaltou a prática humanizada. “A cerimônia do jaleco é mais uma atividade que a FAI aprendeu a realizar para receber os alunos de Medicina e é um momento importante que marca o início de uma vida inteira e o incentivo da instituição para todos, é que a prática humanizada supere qualquer outra atividade que eles tenham, porque a escolha da profissão é para isso: estar em condição de ajudar”, relata.

Presidente do CADCM, João Pedro Garcia de Mattos, a Profa. Mayra Paio Monção representando o coordenador do curso, pró-reitora de Ensino, Profa. Fulvia Veronez e o palestrante convidado Guilherme Bonadirman (Foto: Priscila Caldeira).

O palestrante convidado para ministrar sobre o tema Medicina Humanizada, Guilherme Dias Bonadirman, ressalta que a prática é importante para toda a equipe, além da relação médico-paciente. “Essa questão que o médico tem status superior a todo mundo não existe. Somos humanos, nós também temos falhas e qualidades. A medicina humanizada é muito importante porque ela dá acesso ao paciente, que fica mais confortável em procurar o serviço de saúde e, ao mesmo tempo, a gente equilibra os pesos entre os profissionais. Temos que dar mais importância para a enfermagem, para a fisioterapia, para a nutrição, para os agentes de saúde, porque a saúde não fazemos sozinhos e essa prática humanizada vai tanto com relação aos pacientes quanto com toda a equipe”, aponta. 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Guilherme possui graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (2019), pós-graduação lato sensu em Liderança e Gestão em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, pós-graduação em Saúde Pública pela Universidade Mackenzie e atualmente é mestrando em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 

Atualmente trabalha como médico clínico do Centro Médico UNIMED Adamantina, é apresentador do programa "Saúde é o que interessa” na Rádio Life FM  e orientador das Liga Acadêmicas de Clínica Médica e Saúde da Família do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina