Ensino

Cerimônia de premiação dos Congressos Científicos 2022 reúne grande público na UniFAI

Primeiros colocados de cada categoria receberam smartphones, bicicletas e fones de ouvido bluetooth.

Por: Priscila Caldeira | Colaborou: Erivaldo Lopes atualizado: 5 de janeiro de 2023 | 09h45
Autores do CIC Júnior, CIC Universitário e CPC que receberam menções honrosas se reuniram no palco (Foto: Daniel Torres). Autores do CIC Júnior, CIC Universitário e CPC que receberam menções honrosas se reuniram no palco (Foto: Daniel Torres).

A celebração de familiares, amigos e orientadores marcou a cerimônia de entrega da premiação dos Congressos Científicos 2022 (Novo CIC) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) na noite desta quarta-feira, 30, no auditório Miguel Reale, bloco 1 do Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000).

Os primeiros colocados de cada categoria dos Congressos Científicos receberam smartphones, bicicletas e fones de ouvido bluetooth.  Também foram entregues certificados de Menção Honrosa aos trabalhos mais bem avaliados pelas bancas.

Público acompanha início da premiação (Foto: Daniel Torres).

Com o tema “Evidências Científicas na Prática Profissional”, o 16º Congresso de Iniciação Científica de nível universitário (XVI CIC) é destinado a alunos de graduação, o 15º Congresso de Iniciação Científica é direcionado a estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico (XV CIC Júnior), e a 12ª edição do Congresso de Pesquisa Científica é voltada a graduados, professores e pesquisadores (XII CPC).

No CIC Universitário e CPC, as classificações e prêmios foram concedidos conforme as três grandes áreas do conhecimento – Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Agrárias. Já no CIC Júnior, a premiação foi dividida em ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e técnico, maquetes e foguete.

Estudantes do curso de História conquistaram a segunda colocação em Ciências Humanas (Foto: Priscila Caldeira).

“Todos estão de parabéns, pois tivemos muitos trabalhos que se destacaram. Os que receberam nota acima de 9 ganharam menção honrosa. O primeiro autor do primeiro lugar recebeu um smartphone. Já os demais autores e o orientador, um fone de ouvido bluetooth. O segundo lugar, uma bicicleta para o autor principal e fone de ouvido para o orientador e demais autores. Em terceiro lugar, todos receberam um fone de ouvido. Para as maquetes, aos premiados de todos os níveis foram entregues fones de ouvido. Para os foguetes também cada premiado de todos os níveis recebeu um fone de ouvido bluetooth”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

Lançamento de livro     

A solenidade teve início com o lançamento do livro “Saúde e Covid-19: Estudos e práticas multiprofissionais em tempos de pandemia”, uma coletânea de estudos científicos produzidos por professores, estudantes de graduação dos cursos de psicologia, medicina, fisioterapia, educação física, e da pós-graduação em Psicologia da Saúde e convidados da UniFAI, organizado pelas docentes Prof.ª Dra. Maria de Fátima Belancieri e a Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini.

Prêmios do CIC 2022 (Foto: Daniel Torres).

“Com o avanço da pandemia em 2020, muitos desafios foram se apresentando no setor da saúde, tornando necessária a implantação de novas medidas para as práticas profissionais. E, enquanto produtores e disseminadores do conhecimento, temos o dever de investigar a relação de nossa prática profissional com o contexto pandêmico que vivenciamos, incentivando nossos alunos a promover mudanças e transformações nas comunidades e de forma geral na sociedade, por meio de estudos científicos que abordem a saúde, a educação e a qualidade de vida”, explica Maria de Fátima.   

Pensando nesse compromisso, foi organizado o livro Saúde e Covid-19: “Ao assumirem uma atitude interdisciplinar, os autores ampliam suas discussões, produzindo conhecimento científico sobre a emergente temática”.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Na sequência do lançamento, foi registrada uma foto com os autores que receberam certificados de menção honrosa.

“Consideramos o evento um sucesso de programação e de público. Mais de 650 trabalhos apresentados com cerca de 1.440 autores, 400 orientadores e 200 professores avaliadores e a participação de mais de 2 mil ouvintes entre pôsteres e trabalhos orais, 10 palestrantes com a participação de mais de 900 ouvintes, 9 minicursos com aproximadamente 200 inscritos e destaque especial à participação expressiva de congressistas na VII Jornada de Lançamento de Foguetes e na V Jornada de Construção de Maquetes”, avalia a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Equipe da PROPPG comemora sucesso do evento (Foto: Priscila Caldeira).

Trabalhos premiados

No XIV CIC Universitário, 59 trabalhos receberam menção honrosa; no XII CPC foram 20 trabalhos. Houve uma menção honrosa no ensino fundamental I, 17 menções honrosas no ensino fundamental II e 29 menções honrosas no ensino médio e técnico.

A lista completa dos premiados pode ser acessada no site da UniFAI.

Publicidade

Nova Foto e Ótica
Tio Panda Adamantina