Alunas de agronomia de Adamantina fazem atividade extensionista em escola estadual de Osvaldo Cruz
Alunos puderam aprender sobre o curso, profissão e práticas que podem ser realizadas em casa.
As alunas do curso de Agronomia do Centro Universitário de Adamantina, Lívia Santos e Maria Clara Brito e Silva, participaram de uma atividade extensionista na escola estadual Osvaldo Martins, de Osvaldo Cruz, como parte do programa de ensino integral, no componente curricular eletiva “Do campo à mesa”, desenvolvida pelas professoras Débora Tripolone e Edelma Alencar Lima Jacob. ##banner1#
A atividade foi agendada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) do Centro Universitário e realizada no dia 16 de maio para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. Teve como objetivo proporcionar uma vivência prática aos estudantes, além de promover o conhecimento sobre técnicas agrícolas sustentáveis entre os alunos.
(Divulgação/FAI).
Durante a atividade, as alunas universitárias realizaram diversas atividades, como a apresentação do curso de agronomia, a orientação de plantio de hortaliças, o preparo do solo, o manejo de pequenas culturas e a distribuição de sementes de hortaliças. As estudantes do curso de Agronomia mostraram alguns trabalhos que são realizados durante a graduação, como “coleção entomológica” e “sementário”, além de compartilharem conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da agricultura sustentável, técnicas de cultivo e manejo de pragas de forma ecológica.
(Divulgação/FAI).
Os alunos mostraram-se entusiasmados e participativos durante toda a atividade. Eles puderam aprender um pouco do curso de Agronomia e da profissão do engenheiro agrônomo, além de algumas práticas que podem ser realizadas em suas casas, como a instalação de uma horta domiciliar. Aprenderam também sobre os cuidados na semeadura e manejo.
(Divulgação/FAI).
Para a aluna Lívia, do curso de Agronomia, a experiência foi enriquecedora. “Foi muito gratificante poder compartilhar o que aprendemos na faculdade com os alunos da escola estadual Osvaldo Martins. Além de praticarmos nossos conhecimentos, ajudamos a despertar o interesse pela agricultura sustentável entre os jovens”, diz.
De acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Prof. Dr. José Carlos Cavichioli, este tipo de atividade é importante não só para os alunos do ensino fundamental, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o curso, mas também para as graduandas, pela oportunidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos no curso. Destacou também a importância da realização dos trabalhos de extensão universitária e a integração com outras instituições de ensino.