Ensino

Adamantina tem 74 alunos da rede estadual aprovados em programa intensivo de inglês e intercâmbio

Dos 74 estudantes de Adamantina, 29 são da Escola Fleurides.

Por: Da Redação | Com informações do Governo de SP
Dos 74 estudantes de Adamantina, 29 s?o da Escola Fleurides Cavalini Menechino (Arquivo). Dos 74 estudantes de Adamantina, 29 s?o da Escola Fleurides Cavalini Menechino (Arquivo).

Em Adamantina, 74 estudantes de três escolas estaduais estão classificados para as aulas intensivas de inglês do Programa Prontos pro Mundo, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Em todo o Estado, conforme divulgou na sexta-feira (23) o governo paulista, são mais de 72 mil alunos aprovados. Em Adamantina, segundo levantou o SIGA MAIS, são 29 alunos da Escola Fleurides Cavalini Menechino, 28 da Escola Durvalino Grion e 17 da Escola Helen Keller. A lista completa com nome do estudante e da escola está disponível aqui.

Ao longo de 2024, de acordo com o Programa, eles se prepararão para a avaliação que selecionará os primeiros 1.000 alunos para o intercâmbio a países de língua inglesa em 2025.

Critérios de seleção

Os estudantes classificados para as aulas intensivas de inglês obtiveram os melhores resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2023, prestado enquanto alunos do 9º ano do ensino fundamental.

Anualmente, a seletiva para a primeira etapa do Prontos pro Mundo estará baseada em três critérios. Além das boas notas no Saresp, os estudantes precisam pertencer a rede estadual desde o 6º ano do ensino fundamental e ter, pelo menos, 85% de frequência escolar no último ano letivo.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Com a maior representação entre os estudantes das escolas de Adamantina, a diretora da escola Fleurides, professora Tatiani Qualho Ayachi,  repercutiu a conquista dos seus alunos, destacando que a educação estadual tem possibilitado diversas plataformas – como a Prontos pro Mundo – ampliando as oportunidades de aprendizagem pelos estudantes.

Conforme a educadora, muitas delas eram até então disponíveis apenas na rede particular ou contratadas de maneira particular pelos pais, e foram recentemente introduzidas pela educação estadual. “A gente sempre ouviu falar que a escola pública não tem qualidade. Essas novas plataformas dão chances de formação e oportunidades, de maneira igual, para todos”, frisou. “Oferecidas na educação estadual, cabe sobretudo ao aluno vivenciar e aproveitar essas oportunidades”, destacou.

Próximos passos

Conforme publicou o Governo de SP, os mais de 72 mil alunos aprovados para o programa serão convocados para a etapa de nivelamento do idioma. Os estudantes receberão um e-mail — no endereço de e-mail da Microsoft cadastrado na Secretaria Escolar Digital (SED) com o convite ao teste de nível de inglês. É preciso estar atento ao destinatário do e-mail, uma vez que a comunicação será enviada pela Pearson, a plataforma de inglês do Prontos pro Mundo. É preciso que o teste seja feito até o dia 1º de março. Os estudantes serão encaminhados às turmas de inglês online de acordo com seu conhecimento atual: básico, intermediário ou avançado. As aulas, de forma 100% online, começam no dia 11 de março.

As turmas terão até 20 estudantes, as aulas serão ministradas no contraturno do horário escolar diário de cada um e o acesso pode ser feito pelo computador da escola ou pelo celular.

Estudantes que estão na lista e não tenham recebido o e-mail, podem entrar em contato com a coordenação pedagógica de sua escola, que poderá auxiliar o aluno a realizar o teste de nivelamento.

O intercâmbio

No final de cada semestre letivo de 2024 será aplicada uma avaliação de inglês que, junto com critérios de desempenho e frequência escolar, classificará os melhores estudantes para o programa de intercâmbio no ano de 2025, quando a Secretaria da Educação embarcará 1.000 alunos para o exterior.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo tem duração de um semestre letivo, será 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), hospedagem, aulas, traslados, passagens aéreas serão cobertos. Os alunos receberão também uma bolsa-auxílio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior.

Nesse sentido, como primeiro passo, a Educação de SP dará início às viagens para países de língua inglesa com programas de intercâmbio para high school como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina