Ensino

UniFAI se reúne para ajustes finais no internato do curso de medicina

Internato corresponde ao estágio curricular obrigatório nas unidades básicas de saúde e hospitais.

Por: Jesana Lima | UniFAI atualizado: 15:12
Reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) objetivou acertar os últimos detalhes do internato do curso de medicina da UniFAI (Fotos: Jesana Lima). Reunião do Núcleo Docente Estruturante (NDE) objetivou acertar os últimos detalhes do internato do curso de medicina da UniFAI (Fotos: Jesana Lima).

Com intuito de acertar os últimos detalhes do Internato do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), o Núcleo Docente Estruturante se reuniu na manhã desta quarta-feira, 13, no campus I da Instituição.

O internato corresponde ao estágio curricular obrigatório sob supervisão direta de docentes nas Unidades Básicas de Saúde e em Hospitais. Segundo a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, a carga horária mínima do internato deve ser de 35% da carga horária total do curso, ou seja, uma média de 02 (dois) anos de estágio.

Os estágios ocorrem em forma de rodízio, ou seja, os alunos permanecerão em cada grande área da medicina por um período, sendo elas: Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

Pelo menos 30% da carga horária total do internato deve ser desenvolvida na atenção básica e em serviço de urgência e emergência do SUS, devendo predominar a carga horária em atenção básica em relação à de urgência e emergência.

O reitor da UniFAI, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva esteve presente na reunião, bem como, o pró-reitor de ensino Prof. Dr. Delcio Cardim, a coordenadora pedagógica, Prof. Me. Simone Leite de Andrade, representantes da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina e da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de alinhar todas as etapas.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do curso, Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi. A primeira etapa do internato terá início em julho e será realizada nas Unidades de Saúde da Região Administrativa de Adamantina.

Reunião de abertura do ano letivo

Na noite desta segunda-feira, 11, o corpo docente do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) participou da primeira reunião do ano letivo de 2019, no auditório Miguel Reale, no campus II.

A reunião contou com a presença do vice-reitor, Prof. Dr. Fábio Alexandre Guimarães Botteon, no exercício da Reitoria, representado o magnífico Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva.

Também estiveram presentes os Pró-Reitores de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão, bem como os Chefes de Departamento das Áreas de Exatas, Biológicas e Humanas.

No primeiro momento, a Consultora de Educação da Biblioteca Virtual E-volution, Marcia Pereira, falou sobre a nova plataforma digital da editora Elsevier adquirida pela UniFAI,  para uso dos docentes e discentes,  facilitando o acesso a eBooks, a qualquer hora de qualquer lugar.

Abrilhantando a noite, esteve o Prof. Dr. Alexandre Mendes Nicolini, que trouxe  uma palestra de motivação aos professores e falou da Gestão de Aprendizagem - do design curricular à avaliação por competências.

Nicolini é doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). Trabalha atualmente como consultor universitário em Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária, sendo especializado em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e Treinamento Docente para Aprendizagem e Avaliação por Competências.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais