Educação

UniFAI promove Encontros Nacionais do Pibid e do Residência Pedagógica a partir de segunda (11)

Eventos científicos têm conferência, apresentação de trabalhos científicos e exposições de objetos.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 12 de novembro de 2019 | 08h48
Eventos objetivam ente outras ações, socializar a experiência da Residência Pedagógica através do trabalho científico para o desenvolvimento cognitivo do educando (Reprodução). Eventos objetivam ente outras ações, socializar a experiência da Residência Pedagógica através do trabalho científico para o desenvolvimento cognitivo do educando (Reprodução).

De 11 a 14 de novembro, o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) irá promover o VI Encontro Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o I Encontro Nacional do Residência Pedagógica, nas dependências do Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000). A programação conta com palestra, apresentações de trabalhos científicos e exposições de objetos didáticos.

Desenvolvidos por meio da cooperação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação e Cultura, os eventos objetivam, ente outras ações, socializar a experiência da Residência Pedagógica através do trabalho científico para o desenvolvimento cognitivo do educando e proporcionar divulgação dos resultados de pesquisas desenvolvidas ou em execução pelos bolsistas do Pibid da UniFAI e de outras instituições vinculadas ao Pibid.

Ministrada pelo membro do Conselho Estadual de Educação (CEE) e docente da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Luís Carlos de Menezes, a conferência de abertura terá como tema: “Iniciação à docência para que a licenciatura seja de fato formação”.

O diferencial desta edição é a realização pela primeira vez do Encontro do Programa Residência Pedagógica, no qual envolve a presença do bolsista na fase de estágio da sua habilitação profissional.

Haverá novidades também na apresentação de trabalhos. O evento científico contará com salas de exposições de objetos didáticos confeccionados pelos bolsistas das diversas escolas e do município de Adamantina.

“Vamos contar com um aprimoramento que não teve no último evento do Pibid. A ciência é de fundamental importância para a composição do perfil profissional do futuro educador. É um momento de grandiosidade do programa, porque mais uma vez a UniFAI se expõe para todo o Brasil destinando vagas para apresentação de trabalhos. Temos várias universidades inscritas e aguardamos com bastante expectativa a presença de todos os bolsistas”, afirma o coordenador institucional do Pibid da UniFAI, Prof. Dr. Orlando Antunes Batista, que organizou o evento junto ao coordenador institucional do Residência Pedagógica, Prof. Dr. Wendel Cleber Soares.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Tio Panda Adamantina
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Haddad
Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança

Exposição

Haverá exposição de objetos didático-pedagógicos de 12 a 14 de novembro, nas salas de aula de 1 a 10, do bloco três. “Com isso, cada educador que participar poderá debater com os autores dos projetos de ensino a viabilidade de levar aquilo para a sua escola”, explica o professor Orlando.

“Esses eventos foram preparados com muito empenho. Uma sociedade que não prestigia seus educadores pode estar abrindo as portas para adentrar um abismo do qual será difícil sair. Chamamos também a atenção dos administradores municipais para que auxiliem a UniFAI a manter os cursos de licenciatura, porque sem professores um projeto de vida de uma criança na creche já poderá estar sendo comprometido”, finaliza.

Os educadores poderão se inscrever no dia 11 para participar em todas as noites de programação. Mais informações podem ser obtidas em www.unifai.com.br/encontropibid.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Dra Maria Gabriela Tiveron

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais