Ensino

Seis dos sete cursos da UniFAI avaliados no Enade recebem conceitos abaixo da média

Entre os sete cursos da UniFAI avaliados no Enade, apenas direito se destacou, com conceito 3.

Por: Da Redação atualizado: 14 de outubro de 2019 | 10h14
Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso (Ilustração). Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso (Ilustração).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última sexta-feira (4) as notas (conceitos) dos 8.520 cursos de instituições públicas e privadas do Brasil avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O Enade é um exame feito por estudantes - ao final dos cursos de graduação - para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Levando em consideração o desempenho dos estudantes nas provas, os cursos são classificados seguindo uma escala de 1 a 5.  Quanto maior a nota, melhor o desempenho.

Os resultados divulgados semana passada são referentes ao Conceito Enade, indicador calculado com base no desempenho dos estudantes no Enade 2018. 

Segundo o Inep, os números mostram que 492 cursos superiores tiraram a nota máxima (5) no Enade. Esses cursos correspondem a cerca de 5,8% dos mais de 8,5 mil cursos avaliados. A maior parte desses cursos é ofertada por instituições públicas federais, 199; seguida por instituições privadas sem fins lucrativos, que ofertam 123; privadas com fins lucrativos, que ofertam 117; públicas estaduais, 52; e um deles é ofertado por instituição pública municipal. Ao todo, foram avaliados nesses cursos 25,2 mil estudantes. 

Desempenho da UniFAI

O Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) teve sete cursos avaliados no Enade, em 2018. Desse total, seis cursos obtiveram notas 1 e 2 e apenas um curso recebeu nota 3.

Segundo o Inep, o conceito 3 reúne a maior parte dos cursos avaliados, no total de 3.830. Da UniFAI, apenas o curso de direito alcançou essa nota.

Já os cursos que tiveram um desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2 (abaixo da média). É onde estão seis cursos da UniFAI: serviço social, ciências econômicas e design (conceito 1) e administração, publicidade e propaganda e psicologia (conceito 2). Em todo o Brasil, 2.509 cursos, ou seja, cerca de 29% do total de cursos avaliados, obtiveram conceitos 1 e 2.  A maior parte desses cursos, 1.397, é ofertada por instituições privadas de ensino superior com fins lucrativos; 864 são ofertados por instituições privadas sem fins lucrativos; 76 por instituições públicas federais; 90 por públicas estaduais; 73 por públicas municipais; e 9 por instituições especiais. 

Ao todo, 149.209 estudantes são atendidos por essas instituições de ensino. Eles representam um terço, 34%, dos 439.044 estudantes que participaram do Enade e tiveram notas divulgadas.

Os cursos que tiveram desempenho superior à maioria recebem 4 ou 5. Nenhum curso da UniFAI alcançou essa faixa. De acordo com os resultados divulgados, 1.689 cursos obtiveram conceito 4.

Siga Mais levantou os dados de outras 11 instituições de ensino superior com os mesmos cursos da UniFAI participantes da avaliação. As instituições estão localizadas em Presidente Prudente, Marília, Osvaldo Cruz, Tupã, Dracena e Tupi Paulista. Nesse universo, entre os mesmos cursos, nenhuma instituição obteve a nota máxima de desempenho.

Enade 2018: conceitos aos cursos participantes de instituições da região (Fonte: Inep).

UniFAI se manifesta

Sobre o desempenho dos sete cursos da UniFAI participantes do Enade, o Siga Mais solicitou o posicionamento da instituição, que respondeu em nota, assinada pelo reitor, Prof. Dr. Paulo Sergio da Silva. “A avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) representa um indicador de ensino focado na aderência dos acadêmicos em paralelo ao ensino ofertado. Outro indicador importante é o Guia da Faculdade Estadão, que avalia os cursos superiores por meio de pareceristas técnicos para as áreas de ensino. As duas avaliações se complementam e são utilizadas como norteadores do processo ensino-aprendizagem pelos docentes e coordenadores, com o apoio total da Reitoria”. (Continua após a publicidade...)

Direito e administração

Em 2018, segundo o Inep, os cursos de administração e direito representam 48,5% do total de inscritos no Enade. 

De acordo com o órgão, 23,8% dos cursos de administração avaliados obtiveram conceito Enade 1 ou 2 (onde se insere o curso de administração da UniFAI); 51% obtiveram conceito 3; 20,7%, conceito 4; e, 4,5%, conceito 5. Entre esses cursos, a média da nota geral dos estudantes no exame foi 38,4 de um total de 100 pontos. 

Entre os cursos de direito, 36,7% obtiveram conceitos 1 ou 2; 43,4% obtiveram conceito 3 (onde se insere o curso de direito da UnIFAI); 13% conceito 4; e, 6,9%, conceito 5. A média da nota geral dos estudantes foi 41,3. 

O Enade, para todas as áreas, é composto de 40 questões. Elas são divididas em formação geral, que abrange aspectos da formação profissional do estudante; e componente específico, elaborado para cada uma das áreas avaliadas. A parte específica corresponde a 75% da nota e a geral, a 25%.

Enade 2018

Em 2018, cerca de 462,2 mil estudantes de 10,6 mil cursos de aproximadamente 1,8 mil instituições de ensino participaram do Enade. Nem todos os cursos atenderam a todos os quesitos para o cálculo do conceito Enade. 

Foram avaliadas as seguintes áreas com cursos de bacharelado: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; comunicação social – jornalismo; comunicação social - publicidade e propaganda; design; direito; psicologia; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; e turismo.

Foram avaliados também os cursos superiores de tecnologia em comércio exterior; em design de interiores; design de moda; design gráfico; gastronomia; gestão comercial; gestão da qualidade; gestão de recursos humanos; gestão financeira; gestão pública; logística; marketing; e processos gerenciais.

Desempenho do estudante

No boletim do estudante, todos aqueles que fizeram o Enade no ano passado têm acesso às notas individuais, bem como às notas gerais por curso, por região, por unidade da Federação, por área de avaliação e a nota nacional, para comparação. O boletim é acessado pelo sistema Enade por meio de senha individual. 

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais