Ensino

Provas do Saresp são aplicadas nesta quarta e quinta para 1 milhão de alunos da rede estadual

Sistema avalia habilidades dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

Por: Da Assessoria atualizado: 28 de novembro de 2019 | 09h09
Saresp ajuda a compor o principal indicador da educação paulista, o Idesp - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Portal do Governo de SP). Saresp ajuda a compor o principal indicador da educação paulista, o Idesp - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Portal do Governo de SP).

As provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) serão aplicadas nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28) para cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual regular de todo o Estado de São Paulo.

Participam todos os estudantes matriculados nos 3º anos, 5º anos e 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio. Para os alunos dos 2º anos e 7º anos do fundamental, a aplicação será amostral, ou seja, só uma parte dos estudantes fará a prova.

Os alunos respondem a itens de língua portuguesa e matemática. Para os 2º e 3º anos do ensino fundamental, os itens são dissertativos, também chamados de resposta construída. Para os demais, a prova é de múltipla escolha.

Também haverá a aplicação amostral da prova de redação aos alunos dos 5º anos, 9º anos do ensino fundamental e 3ª séries do ensino médio. Pela primeira vez, uma amostra de estudantes dos 5º anos, 9º anos e 3ª séries do ensino médio vai responder a um questionário sobre competências socioemocionais.

O Saresp ainda prevê que tanto os pais quanto os alunos respondam a perguntas que indicam o nível socioeconômico das famílias. Os questionários foram encaminhados e serão recolhidos pelas próprias escolas. (Continua após a publicidade...)

Indicador da educação

Aplicado pela Fundação Vunesp, o Saresp ajuda a compor o principal indicador da educação paulista, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Os dias das provas são considerados dias letivos e haverá aula normal nas escolas. É fundamental que todos os alunos indicados participem do exame para que os resultados mensurem índices reais de aprendizagem, e gerem bons diagnósticos para nortear políticas públicas mais assertivas.

Além da rede estadual, a prova é aberta às redes municipais, particulares, Sesi e unidades do Centro Paula Souza que aderiram à avaliação.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais