Ensino

Novotec Expresso tem mais de 500 vagas abertas na região de Presidente Prudente

Adamantina e Dracena têm turmas. Inscrições devem ser feitas até o dia 23 de setembro.

Por: Da Assessoria atualizado: 19 de setembro de 2020 | 15h39
Inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional devem ser feitas pela internet (Foto: Gastão Guedes). Inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional devem ser feitas pela internet (Foto: Gastão Guedes).

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza e Secretaria da Educação, está com 570 vagas para cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso, na região de Presidente Prudente. O aluno pode se inscrever até o dia 23 de setembro pelo site www.novotec.sp.gov.br.

Ao todo, são 9.060 vagas no estado para 11 opções de cursos desenvolvidos para atender as demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens.

Na região, os municípios contemplados com as turmas são: Adamantina, Dracena, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia e Teodoro Sampaio, com opções de cursos de Princípios do Empreendedorismo, Comunicação e Projeto de Vida para o Mercado de Trabalho, Vendas em Redes Sociais, Criação de Conteúdos para Redes Sociais, Informática Básica, Recepção e Atendimento ao Cliente, Operador de Telemarketing, Noções de Cibersegurança, Excel Básico e Introdução à Programação de Computadores.

O programa Novotec é voltado aos alunos do ensino médio da rede pública e oferece cursos desenvolvidos para alinhar as demandas atuais do mercado de trabalho com as necessidades dos jovens por profissionalização mais rápida. Neste ano, o Novotec Expresso está com duas novidades: carga horária total de 90 horas em três meses e formato semipresencial, com cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Produção Cultural e Design.

A maior parte da carga horária será realizada online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais organizados pelas unidades escolares, respeitando os protocolos de saúde e segurança dos estudantes, docentes e demais funcionários. Os encontros presenciais poderão ser aulas pontuais em laboratórios, visitas de campo, palestras e atividades de integração.

A quantidade de vagas por Região Administrativa e curso está disponível aqui.    (Continua após a publicidade...)

Curso de inglês

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, também firmou parceria com a EF Education First e está oferecendo 17 mil bolsas em curso online e gratuito de inglês por meio da plataforma EF – Education First aos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e concluintes do Ensino Médio de dezembro de 2018 e 2019. As inscrições também podem ser realizadas pelo site www.novotec.sp.gov.br.

Ao realizar a inscrição, o estudante recebe em 48 horas um e-mail permitindo o acesso à plataforma da Education First para iniciar o curso. As aulas deverão ser concluídas em até três meses, podendo avançar nos níveis de inglês dentro desse período.

Novotec

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

O Centro Paula Souza é hoje a instituição que ministra os cursos e certifica os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, com cursos gratuitos e com a integração da EPT com o Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Já o Novotec Expresso é uma das modalidades de oferta do Novotec, que disponibiliza cursos de qualificação profissional de curta duração ofertados pelas ETECs e FATECs do Centro Paula Souza.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais