Ensino

Liga de Gastroenterologia da UnIFAI promove I Encontro Multidisciplinar na Semana da Enfermagem

Além de Medicina e Enfermagem, evento reuniu cursos de Nutrição e Psicologia.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI
Atividades do I Encontro Multidisciplinar da Liga de Gastroenterologia da UniFAI aconteceram no auditório do campus 2 (Imagem: Priscila Caldeira). Atividades do I Encontro Multidisciplinar da Liga de Gastroenterologia da UniFAI aconteceram no auditório do campus 2 (Imagem: Priscila Caldeira).

A Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia (LAGH) do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promoveu na noite desta quinta-feira, 16, o I Encontro Multidisciplinar de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). O evento gratuito integrou a Semana Acadêmica de Enfermagem, que teve início no dia 13. Além de Medicina e Enfermagem, a proposta multidisciplinar da conferência reuniu os cursos de Nutrição e Psicologia no auditório Miguel Reale, no Câmpus II, com presença maciça dos estudantes.

A atividade foi marcada por palestras das profissionais membros do Grupo de Estudos da Doença Inflamatória Intestinal do Brasil (GEDIIB), Ligia Yukie Sassaki e Jaqueline Ribeiro de Barros, por conferência ministrada pela psicóloga e professora do curso de Psicologia da UniFAI, Profª Drª Fulvia Veronez, e mesa redonda presidida pelo Prof. Dr. Júlio Baima e composta pelos coordenadores dos cursos de Enfermagem (Profª Me. Dezolina Franciele Cordioli), Psicologia (Profª Me. Magda Cardozo), Nutrição (Profª Drª Miriam Lopes) e Medicina (Prof. Dr. Miguel Ângelo De Marchi), representado pelo Prof. Esp. Osmar Ramos.

Orientadores e membros da LAGH, coordenadoras de Enfermagem, Nutrição e Psicologia e palestrantes se reuniram em Encontro Multidisciplinar (Imagem: Priscila Caldeira).

Ligia Yukie Sassaki é médica responsável pelo ambulatório de doenças inflamatórias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (HCFMB/UNESP) e Jaqueline Ribeiro de Barros, enfermeira e pesquisadora de doenças inflamatórias intestinais. Os professores da UniFAI orientadores da LAGH, Mayra Paio, Osmar Ramos e Júlio Baima, também membro titular do GEDIIB, estiveram presentes no evento.

“Esse 1º Encontro Multidisciplinar é um projeto de extensão da Liga. Surgiu a partir de uma campanha que a LAGH faz todos os meses de acordo com a doença em destaque daquele mês. Maio é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais. É o maio roxo. As DII têm um caráter incapacitante, então a pessoa precisa aprender a conviver com essa doença crônica”, detalhou a presidente da LAGH, Lorrana Alves Medeiros do 5º termo de Medicina.

Lorrana acrescentou que devido à abordagem multidisciplinar da doença, a LAGH sugeriu a parceria com a Enfermagem: “A gente pensou em aliar os cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia, pois o paciente não tem contato só com o médico, mas sim com outros profissionais. Levamos essa necessidade para a coordenadora que nos convidou para participar da Semana da Enfermagem”. (Continua após a publicidade...)

A coordenadora do curso de Enfermagem, Profª Franciele, falou sobre a importância da integração dos cursos em uma atividade e ressaltou as comemorações de maio na área da Enfermagem.

“Estamos muito felizes e satisfeitos com esse encontro de saberes e compartilhamento de experiências. Quero agradecer a presença de todos os alunos, os cursos, os professores e, em especial, os profissionais enfermeiros. No dia 12 se comemorou o dia do Enfermeiro e em 20 de maio o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Representamos uma força de trabalho de aproximadamente dois milhões de profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem”, afirmou a docente.

Sobre a LAGH

A LAGH promove encontros semanais quando são discutidos assuntos específicos do trato gastrointestinal. “Não abrimos para todos os termos, porque precisamos de um repertório mínimo dos alunos. Nosso próximo evento será realizado em 23 de agosto, quando traremos palestrantes de fora para um simpósio com o tema sobre transplante”, explicou Lorrana.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais