Educação

Formandos da primeira turma do curso de gestão comercial da Fatec Adamantina colam grau

Segundo a Fatec Adamantina, 18 estudantes da primeira turma concluíram o curso.

Por: Da Redação atualizado: 9 de setembro de 2021 | 13h21
Tela da solenidade oficial de colação de grau, realizada em ambiente virtual (Cedida). Tela da solenidade oficial de colação de grau, realizada em ambiente virtual (Cedida).

Aconteceu na última sexta-feira (3) a cerimônia solene de colação de grau dos alunos da primeira turma do curso de tecnologia em gestão comercial da Fatec Adamantina. Presidida pelo diretor da unidade de ensino, professor mestre José Eduardo Rossilho de Figueiredo, a solenidade foi realizada em ambiente virtual.

Na ocasião o dirigente da Fatec Adamantina declarou aberta a sessão virtual, onde saudou aos formandos. Em seguida, a estudante Fernanda Pereira da Silva conduziu o juramento solene. Retomando, o diretor da unidade de ensino conferiu o grau de tecnólogo ao grupo. Da primeira turma, iniciada em 2018 com 35 alunos, 18 concluíram o curso e colaram grau.

Diretor da Fatec Adamantina, José Eduardo Rossilho de Figueiredo (Cedida).

Também participaram da cerimônia os membros da comissão de implantação do curso, representados por integrantes da comunidade acadêmica e comunidade externa.

Curso reconhecido

Em julho último o curso de gestão comercial da Fatec Adamantina foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SP). O processo de reconhecimento se deu a partir da análise do programa pedagógico do curso, corpo docente e instalações, entre outros aspectos educacionais e de formação tecnológica.  

(Reprodução).

Segundo descreve o site da Fatec Adamantina, o curso de tecnólogo em gestão comercial atua com foco nas transações comerciais em empresas de qualquer setor. Trabalha com planejamento, operação, implantação e atualização de sistemas de informação comerciais. O aluno também aprende a desenvolver um plano de negócio para definir estratégias que resultem no aumento da produtividade e da rentabilidade de uma empresa.

No mercado de trabalho o profissional pode atuar em empresas de diversos setores da economia como, varejo, atacado, serviços, instituições financeiras, entre outros setores, e também se tornar um empreendedor e abrir seu próprio negócio.

Publicidade

Supermercado Godoy
Clínica Savi

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Dez anos depois de anunciada, forma sua primeira turma

A Fatec Adamantina foi anunciada em setembro de 2011 pelo governador à época, Geraldo Alckmin. Em 2012 a pretensão do prefeito de Adamantina naquele ano, Kiko Micheloni, era instalar a nova estrutura de ensino no terreno ao lado do terminal rodoviário, onde é comum a instalação de circos e parques, com o compromisso do governo estadual em construir sua sede nesse espaço.

A proposta não avançou em razão dos entraves legais para a doação da área municipal patrimônio estadual, conduta vedada em ano eleitoral. Em 2012 foram realizadas eleições municipais.

Com isso os encaminhamentos ficaram para o próximo prefeito, Ivo Santos, que rejeitou a ideia e propôs a Fatec às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), com a promessa de que a área seria doada por um morador local. A partir daí foi desencadeado um impasse que se arrastou por anos, que quase levou o município a perder a Fatec, resolvido somente após a cassação do mandato de Ivo Santos.

No mandato tampão, em 2016, o prefeito empossado João Eduardo Barbosa Pacheco bateu o martelo, em definitivo. Porém, já não havia mais a disposição financeira do governo estadual em construir um prédio próprio para a Fatec local. A alternativa foi alocar um espaço, ficando decido pela ocupação do prédio do antigo Cefam, no Jardim Brasil, onde funcionava um núcleo de capacitação da Secretaria Estadual de Educação, gerido pela Diretoria Regional de Ensino de Adamantina.

Fatec Adamantina (Cedida).

A consolidação pela instalação da Fatec Adamantina no antigo Cefam coube depois ao prefeito Márcio Cardim, a partir de 2017. Concluída essa fase, no primeiro trimestre de 2018 foi anunciado o primeiro vestibular, para o primeiro curso, com as aulas iniciadas no semestre seguinte. Concomitantemente, foram tomadas todas as medidas administrativas, organizacionais e de infraestrutura para a implantação do curso.

Depois, no primeiro semestre de 2020 foi anunciado o segundo curso para a Fatec Adamantina: ciência de dados.

Desde março do ano passado a instituição de ensino se ajustou às determinações sanitárias em razão da pandemia da Covid-19, implantou o ensino totalmente remoto, e atualmente vivencia o período de retomada gradativa das atividades presenciais.

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais