Educação

Fatec e Univesp de Adamantina abrem inscrições para vestibular

As duas instituições, com unidades em Adamantina, oferecem ensino superior gratuito.

Por: Da Redação atualizado: 16 de outubro de 2019 | 18h15
Fatec e Univesp de Adamantina abrem inscrições para vestibular

Foram abertas nesta terça-feira (15) as inscrições para o vestibular 2020 em duas instituições de ensino superior públicas e que oferecem ensino gratuito em Adamantina: a Fatec (Faculdade de Tecnologia) e a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Ambas recebem inscrições exclusivamente pela internet.

Fatec Adamantina

A Fatec Adamantina oferece 35 vagas no curso superior de tecnologia de gestão comercial, noturno. A instituição fica na Rua Paraná, 400 (antigo Cefam), no Jardim Brasil. Informações pelo telefone (18) 3522-4181.

O candidato que pretende disputar uma vaga no vestibular precisa ter concluído ou estar cursando o ensino médio ou equivalente, desde que, no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso.

As inscrições devem ser feitas pela internet de 15 de outubro até 15h do dia 11 de novembro. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro) em qualquer agência bancária ou por meio da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito), disponível na internet.

No ato da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará no site do Vestibular no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.

O candidato com deficiência, que precise de condições especiais para fazer a prova, deve mencionar a necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será necessária a apresentação de laudo médico, emitido por especialista, até 15h do dia 11 de novembro.

O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível no site para download.

Em todo Estado, serão oferecidas 15.605 vagas, distribuídas entre as 73 Fatecs. A prova será realizada no dia 8 de dezembro. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Tio Panda Adamantina
Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

Haddad
Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Univesp Adamantina

Para o vestibular da Univesp o polo Adamantina oferece os cursos de  bacharelado em ciência de dadosbacharelado em tecnologia da informaçãocurso superior de tecnologia em gestão pública - CPSengenharia de computaçãoengenharia de produçãoletras - habilitação em língua portuguesalicenciatura em matemáticapedagogia. As informações estão no site da instituição. O polo de Adamantina fica na Alameda dos Expedicionários, 864, centro.

Em todos os polos, a Univesp disponibiliza mais de 16 mil vagas do vestibular anual 2020, destinadas a mais de 300 municípios. É o o maior processo seletivo em extensão territorial e número de vagas gratuitas do ensino superior paulista. As inscrições terminam no dia 14 de  novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão dia 1º de dezembro. O início das aulas está previsto para fevereiro.  

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. Nos primeiros dias (das 15h do dia 15 de outubro às 15h do dia 18 de outubro), todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas.

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais