Ensino

EMEIs recebem receituário que padroniza alimentação escolar

Departamento de Alimentação Escolar de Adamantina confeccionou o receituário padrão

Por: Natacha Dominato atualizado: 15 de fevereiro de 2019 | 19h38
Receituário padroniza receitas para a rede municipal de ensino de Adamantina (Ilustração). Receituário padroniza receitas para a rede municipal de ensino de Adamantina (Ilustração).

O Departamento de Alimentação Escolar de Adamantina confeccionou o receituário padrão. Essa é uma ferramenta necessária para uso das merendeiras, pois auxilia no planejamento e execução das preparações estabelecidas no cardápio, evitando assim o desperdício ou a falta de padrão nas receitas.

Cada Unidade de Alimentação e Nutrição das oito EMEIs do ciclo I recebeu no início deste ano de 2019 o receituário padrão em pasta catálogo, impresso colorido. O Receituário Padrão desenvolvido contém 120 receitas, que foram uma a uma analisadas quantitativamente e qualitativamente.

“No decorrer do ano de 2018, nós fomos a uma Unidade de Alimentação e Nutrição da EMEI; e para cada preparação, os ingredientes foram pesados. Analisamos também o modo de preparo, tempo de preparo, rendimento total, rendimento em porções e tiramos fotos para constar no receituário padrão”, explica a nutricionista do município, Aline Bassoli dos Santos.

Andressa Lott, também nutricionista da prefeitura, explica que para chegar ao receituário padrão foi preciso fazer diferentes fichas técnicas com a ajuda de um software que foi adquirido pela Secretaria Municipal de Educação.

A ficha técnica é de uso do nutricionista, onde as informações são importantes para o desempenho de algumas funções do profissional, como por exemplo, a composição do valor nutricional.

“Ela é usada para registrar todos os dados de uma receita e a partir disso, a receita é padronizada. Isso significa que independente do funcionário que vai preparar a receita, a preparação sairá sempre do mesmo jeito. A partir das fichas técnicas, obtivemos todas as informações necessárias e elaboramos o receituário padrão”, pontua.

Aline explica a importância do receituário padrão para o cotidiano escolar. “Por meio dele, fica mais fácil realizar o planejamento das compras e da requisição dos ingredientes; evitando o desperdício, pois com o receituário padrão é possível quantificar cada ingrediente de acordo com o número de alunos", finaliza.

Receituário padrão é uma ferramenta necessária para uso das merendeiras, pois auxilia no planejamento e execução das preparações estabelecidas no cardápio, evitando assim o desperdício ou a falta de padrão nas receitas (Da Assessoria).

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais