Ensino

Educação realiza 3º Concurso de desenho/frase infantil

Iniciativa faz parte das atividades do Setembro Amarelo.

Por: Natacha Dominato | PMA atualizado: 19 de agosto de 2019 | 16h33
Desenhos e as frases estão expostas na Biblioteca Municipal para a votação da comunidade. A votação segue até terça-feira (20) das 8h às 11 h e das 13h às 16h (Da Assessoria). Desenhos e as frases estão expostas na Biblioteca Municipal para a votação da comunidade. A votação segue até terça-feira (20) das 8h às 11 h e das 13h às 16h (Da Assessoria).

A Secretaria de Educação de Adamantina em parceria com o Poder Judiciário e a UniFAI estão realizando o 3º Concurso de desenho/frase infantil com o tema brincando com a imaginação. 

A proposta do concurso é resgatar as brincadeiras tradicionais e clássicas. Participaram do projeto os alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais e do 1º ao 6º do Colégio Adamantinense.

A assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Adamantina, Adriana Maria Muniz, explica que hoje o universo é cada vez mais tecnológico e individualista, e devido a isso, as crianças perdem paulatinamente a capacidade de criação manual do imaginário e brincar cooperativamente.

“O brincar é fundamental no período da infância, por ser um ensaio para a vida adulta na construção de repertórios de conduta nos relacionamentos”, afirma.

Os professores desenvolveram um trabalho de resgate das brincadeiras e a importância para a infância. As crianças tiveram a oportunidade de consultar os pais em relação às brincadeiras que eles brincavam quando crianças. As brincadeiras foram vivenciadas nas aulas de educação física.

“Após as vivências, os alunos do 1º ao 4º ano fizeram os desenhos e os dos 5º anos escreveram uma frase com o tema do concurso “Brincando com a imaginação”, comenta. (Continua após a publicidade...)

Foram selecionados cinco desenhos e frases por sala, depois eles passaram por uma avaliação formada por uma comissão na escola. Posteriormente, foram enviados para a Secretaria de Educação três desenhos/frases de cada sala.

Na secretaria de educação, uma comissão, formada por professores de outros segmentos, selecionou: 30 desenhos da categoria I (1º e 2º anos), 30 desenhos da categoria II (3º e 4º anos) e 27 frases da categoria III (5º e 6º anos).

Os desenhos e as frases estão expostos na Biblioteca Municipal para a votação da comunidade. A votação segue até terça-feira (20) das 8h às 11h e das 13h às 16h. Os 6 desenhos mais votados de cada categoria e as 12 frases mais votadas irão compor o calendário 2020.  

Esse projeto faz parte das atividades do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio. Com as crianças o assunto é abordado através da reflexão e a valorização da vida. A cerimônia de entrega dos calendários será no dia 10 de setembro no Fórum.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais