Ensino

Alunos de Medicina participam de curso sobre hanseníase no Instituto Lauro de Souza Lima

Programação teve aulas de professores do Instituto, exibição de filme e visita ao museu.

Por: Priscila Caldeira | UniFAI atualizado: 10:18
Quinto termo teve aulas sobre hanseníase e realizou visita ao museu do Instituto (Foto: Acervo Pessoal). Quinto termo teve aulas sobre hanseníase e realizou visita ao museu do Instituto (Foto: Acervo Pessoal).

Os estudantes do 5º termo do curso de Medicina do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) realizaram um curso teórico-prático e visita técnica, no último dia 24, ao Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), centro de referência na área de Dermatologia Geral e em especial da Hanseníase, situado em Bauru (SP).

Das 8h às 16h, a programação incluiu aulas com professores do Instituto, exposição de filme com depoimentos de pacientes que foram internos do local, e se encerrou com o percurso museológico a um dos importantes acervos da área de Saúde Pública do Estado de São Paulo. A turma foi acompanhada pelo docente da disciplina de Dermatologia, Prof. Dr. Joel Carlos Lastória.

“Pela importância do assunto sobre uma doença de alta prevalência no Brasil e sendo um problema de saúde pública, deveria ser ofertado obrigatoriamente em todas as escolas médicas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tópicos da história da hanseníase em local apropriado como um hospital referência nacional e internacional para a doença. Também visitaram o local que embora revitalizado, mantém todas as características da época em que foi asilo colônia para a hanseníase, inclusive com um museu que guarda elementos da época”, afirmou o professor Joel. (Continua após a publicidade...)

O docente reforçou a necessidade da obrigatoriedade do ensino da hanseníase nas escolas médicas devido também a muitos casos demorarem a ser diagnosticados “até serem consultados por um colega médico que tenha algum conhecimento sobre a mesma. Esperamos que essa atividade possa se transformar em rotina no nosso curso de Medicina”.

O professor da disciplina disse que atividades como essas têm grande valia para os alunos, por proporcionar um conhecimento teórico- prático sobre a doença e demonstrar um interesse particular sobre sua história no Brasil.

“Gostaria ainda de ressaltar a excelente acolhida e atenção por parte de todos os elementos do Instituto Lauro de Souza Lima que tiveram contato conosco, desde o portal de entrada até nossa saída. E, sem dúvida, agradecer sobremaneira a diretoria do Instituto e seus professores. Ao mesmo tempo, agradecer à UniFAI e aos seus dirigentes pela atenção dispensada para que esse evento ocorresse a contento. Por fim, não poderia deixar de elogiar a participação dos alunos, que demonstraram grande interesse e que se comportaram de modo extremamente adequado”, finalizou.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais