Ensino

Adamantinense vence como melhor oradora em língua portuguesa em competição jurídica internacional

Competição jurídica tem a participação de estudantes e cursos de direito de todo o mundo.

Por: Da Redação
A adamantinense Amanda Yamaguchi da Silva, que venceu como melhor oradora. Na competição ela fez dupla com a colega de sala Isabela Mendes Berni, ambas do sétimo termo (Divulgação). A adamantinense Amanda Yamaguchi da Silva, que venceu como melhor oradora. Na competição ela fez dupla com a colega de sala Isabela Mendes Berni, ambas do sétimo termo (Divulgação).

A adamantinense Amanda Yamaguchi da Silva, estudante de direito da Toledo Prudente, venceu como “Melhor Oradora” no idioma português, na maior competição jurídica dos Estados Unidos, a Inter American Human Rights Moot Court Competition (IAMOOT), que ocorre anualmente em Washington.  Essa foi a 11ª vez que o centro universitário participa do evento.

Segundo o site da instituição de ensino prudentina, a  competição internacional conta com subdivisões por categorias, sendo que, em cada ano, as faculdades de direito participantes representam um papel dentro do caso hipotético. Em 2021, a faculdade de Presidente Prudente atuou como “vítima”. A partir disso, é formulado e enviado um memorial escrito e eleito um orador para abordagem do caso. Depois, as competições são realizadas conforme o idioma, sendo: inglês, espanhol e português.

Na atual competição a instituição prudentina foi representada pela adamantinense, em dupla com a colega de sala, Isabela Mendes Berni, ambas do sétimo termo, como divulgou nesta semana o SIGA MAIS (reveja). A abordagem foi do caso hipotético sob o tema “Direitos Humanos e Estados de Emergência: crise inesperada e novos desafios”, sendo conduzido conforme o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Na final, a adamantinense venceu como a “Melhor Oradora das Vítimas” no idioma português. Já a faculdade se destaca como a melhor instituição de ensino superior do mundo nas categorias “Melhor Memorial das Vítimas” na competição.  (Continua após a publicidade...)

Para Amanda, o resultado dessa competição é muito importante, pois trouxe um enorme engrandecimento pessoal e profissional. “A sensação desta vitória é indescritível. Sou muito grata a Deus e a Toledo Prudente pela preparação e oportunidade, e também a todo o apoio dado pelos professores, Lucas Octávio Noya dos Santos e João Pedro Gindro, e o coordenador do curso, Sérgio Tibiriçá”, disse ao site da instituição de ensino.

Segundo Isabela, para obter resultados tão positivos, ela buscou muito conteúdo sobre o assunto abordado. “Intensifiquei a pesquisa de precedentes, resoluções, pareceres e opiniões consultivas do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, outros Sistemas Regionais e o Sistema Universal (ONU)”, revelou.

Publicidade

Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais