Educação

Adamantinense assume Secretaria de Educação Básica no MEC

Secretaria de Educação Básica do MEC atua na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Por: Da Redação atualizado: 15 de abril de 2019 | 11h17
O adamantinense Janio Carlos Endo Macedo é o novo Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (Foto: Cristiano Soares/TJAL). O adamantinense Janio Carlos Endo Macedo é o novo Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (Foto: Cristiano Soares/TJAL).

O novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, empossado no começo desta semana no cargo pelo presidente Jair Bolsonaro, anunciou na quarta-feira (10) os novos secretários que vão compor a equipe do Ministério da Educação (MEC).

Entre, o adamantinense Janio Carlos Endo Macedo foi nomeado como novo Secretário de Educação Básica (SEB). Ele nasceu em Adamantina, em 1961, e morou em uma casa próxima à agência dos Correios, na rua Deputado Salles Filho, centro da cidade.

Formado em direito pela Instituição Toledo de Ensino (Bauru), Janio cursou MPA em marketing pela PUC do Rio de Janeiro (RJ), e um segundo MPB, pela USP, de Formação Geral para Altos Executivos. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Rede Sete Supermercado
2019 - O ano de Super Vantagens
Supermercado Godoy
Monalisa Adamantina

Publicidade

JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
Haddad

Janio Carlos Endo Macedo é funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou por 34 anos, exercendo vários cargos na rede de agências. Ele ocupou, na Direção-Geral do banco, os cargos de gerente-geral do segmento Alta Renda, diretor de Varejo, diretor-presidente da BB Previdência e diretor de Governo. Foi ainda diretor comercial do Grupo Segurador Banco do Brasil Mapfre. Foi conselheiro fiscal da empresa BB Aliança Participações; conselheiro de administração da empresa Ativos S/A; conselheiro fiscal da empresa Usiminas S/A; e conselheiro fiscal do Grupo Ultrapar.

No Poder Executivo, foi secretário executivo do Ministério do Trabalho e assessor especial do ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Até chegar ao MEC, era secretário adjunto de Gestão e Desempenho de Pessoal, ligada à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital.

A Secretara de Educação Básica

Na estrutura do MEC, a Secretaria de Educação Básica (SEB) zela pela educação infantil, pelo ensino fundamental e pelo ensino médio. Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional em 26 de junho de 2014. Outros documentos fundamentais são a Constituição da República Federativa do Brasil e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Youtube