Coronavírus

Vacina contra a Covid-19: chuva gera aglomeração para retirada de senhas no CIS

Nova metodologia começou a ser aplicada hoje. Com chuva, houve aglomeração no CIS.

Por: Da Redação atualizado: 6 de maro de 2021 | 08h26
Com chuva, e em busca de senhas para vacinação, moradores abrem mão do distanciamento e se aglomeram na portaria do CIS, na manhã desta sexta-feira (Cedida). Com chuva, e em busca de senhas para vacinação, moradores abrem mão do distanciamento e se aglomeram na portaria do CIS, na manhã desta sexta-feira (Cedida).

As chuvas da manhã desta sexta-feira (5) geraram aglomeração no CIS (Centro Integrado de Saúde), no primeiro dia da nova dinâmica adotada pela Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina para a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19, mediante entrega de senhas. 

O cenário contradiz as determinações do próprio poder público, junto a outros setores, onde exige que sejam evitadas aglomerações e se respeite o distanciamento social, para reduzir os cenários que potencializam a transmissão da Covid-19.

(Reprodução/Redes Sociais).

(Reprodução/Redes Sociais).

390 senhas

Segundo divulgou ontem (4) a Prefeitura de Adamantina, o município recebeu um novo lote de vacinas para completar a porcentagem determinada para este primeiro momento pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado para vacinação da primeira dose do público de 77 a 79 anos e de 80 a 84 anos. 

Com o objetivo de melhor organizar a vacinação – segundo menciona a nota da Prefeitura – as senhas devem ser retiradas previamente, no CIS, o que começou às 7h e prossegue até 16h30 de hoje, ou até o término da quantidade disponibilizada: são 130 senhas para pessoas entre 80 e 84 anos e mais 260 senhas para pessoas com idade entre 77 e 79 anos.

De acordo com a Prefeitura, para fazer a retirada das senhas é necessário apresentar o documento original com foto, comprovando a idade da pessoa para que possa receber a sua primeira dose da vacina contra o Covid-19.

A vacinação acontecerá neste sábado (6) das 8h30 às 15h, também no CIS.

Madrugou na fila 

As primeiras pessoas na fila chegaram cedo para garantir as senhas. Há relatos de moradores que chegaram ao local por volta de 3h da madrugada. A conduta também reflete o medo e a insegurança das pessoas diante da pandemia, a alta incidência de casos e a disponibilização fracionada das doses, o que, todavia, depende da chegada de lotes do imunizante enviados pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Críticas e elogios

O novo modelo de organização da vacinação local adotado pela Prefeitura, mediante distribuição prévia de senhas, gerou elogios e críticas, entre os moradores locais, segundo apurou o SIGA MAIS. 

Os aspectos positivos pontuam que o idoso pode aguardar em casa e mediante a senha, ser imunizado na data informada pelos órgãos de saúde, evitando deslocamentos.

(Reprodução/Redes Sociais).

(Reprodução/Redes Sociais).

(Reprodução/Redes Sociais).

Já o lado negativo é a dupla exposição de moradores a filas e aglomerações, para retirar a senha, e depois para proceder a imunização, seja o próprio idoso ou um familiar/acompanhante, o que também gera retrabalho para as equipes. Moradores também reclamaram de falta de orientação quanto à formação de filas.

Em considerando o dia chuvoso, moradores pontuaram que esse tempo estava previsto, o que poderia ter levado à instalação de tendas no local.

Os moradores ouvidos pelo SIGA MAIS não quiseram se identificar.

Vacinômetro

De acordo com dados públicos disponibilizados pelo “Vacinômetro”, Adamantina recebeu o total de 4.335 doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo aplicadas 4.119 doses, das quais 2.924 são primeiras doses e outras 1.195 já integram a segunda dose. Os números foram consultados nesta sexta-feira (5), às 8h. 

Os dados totais de vacinados das 645 cidades paulistas são atualizados pelo “Vacinômetro” às 12h e às 18h, e podem ser acessados em https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais