Coronavírus

SP registra maior número de pacientes em UTIs desde início da pandemia e poderá endurecer quarentena

Governo diz que tempo de internação tem sido maior, e deve endurecer medidas de quarentena.

Por: Da Redação | Com informações do G1 e Agência Brasil
Nesta segunda-feira (22), estado tem 6.410 pessoas internadas em UTIs para pacientes com a Covid-19. Além disso, 7.196 pessoas estão internadas em enfermarias (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil). Nesta segunda-feira (22), estado tem 6.410 pessoas internadas em UTIs para pacientes com a Covid-19. Além disso, 7.196 pessoas estão internadas em enfermarias (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil).

O estado de São Paulo bateu hoje (22) um triste recorde, ao alcançar o maior número de pessoas internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) destinadas para pacientes com covid-19 desde o início da pandemia. Segundo divulgou a Agência Brasil, o estado tem hoje 6.410 pessoas internadas em UTIs. Além disso, 7.196 pessoas estão internadas em enfermarias. 

Até então, o número mais alto de ocupação de leitos de UTI havia sido 6.257, número alcançado em julho do ano passado, quando o estado havia atingido o pico do número de pessoas doentes.

A taxa de ocupação de leitos de UTI está hoje em 67,9% no estado. “Ultrapassamos o numerário da história da pandemia no nosso país, fazendo com que a atenção precise ser ainda maior”, disse o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, em entrevista à imprensa no começo da tarde, no Palácio dos Bandeirantes.

Considerando-se a média móvel diária de novas internações, para a qual é somado o número de infectados por covid-19 registrados na semana e dividido pelo número de dias da semana, houve aumento de 5,5% na semana passada, em relação à semana anterior, com média de 1.538 novas internações por dia. O pico na média diária de novas internações foi registrado em julho, com 1.962 internações por dia.

Segundo publicou a Agência Brasil, o número de novas internações é importante porque mostra como a pandemia tem se comportado e o quanto o vírus está circulando no momento em todo o estado. “O número de pacientes internados tem se mantido alto, bem mais alto do que tínhamos no início da pandemia. E hoje chegamos a 6.410 pacientes internados e nossa média máxima tinha sido 6.250. Isso pode significar que mesmo que não tenha ocorrido aumento tão significativo de novos casos na UTI, a permanência desses pacientes na UTI tem sido maior. Por isso que nós temos número de pacientes internados bem acima daquela expectativa quando analisamos o dado de novas internações. Isso pode significar gravidade, que os pacientes estão internando em condição mais grave e que exige tempo maior de utilização dos equipamentos de UTI”, explicou João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo.

Já em relação a novos casos, houve queda de 9,5% na semana passada em relação à semana anterior, com média diária de 8.573 casos. A média móvel diária de mortes também teve queda de 5,5%, com média de 222 de mortes por dia. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Endurecer quarentena

Em razão desse cenário, segundo o G1, o comitê de saúde do Centro de Contingência do Coronavírus apresentou ao governo estadual novas sugestões, de medidas restritivas, para tentar reduzir a movimentação de pessoas. Gabbardo disse que as novas recomendações de restrições foram apresentadas ao governo nesta segunda-feira.

Essas novas medidas iriam além do que prevê o Plano SP, que divide o estado de acordo com os Departamentos Regionais de Saúde (DRS), definindo para cada região um perfil de restrição determinado pelos indicadores de casos e ocupação hospitalar nas cidades. "O centro de contingência apresentou hoje ao governador algumas recomendações extraordinárias, além daquilo que está previsto no Plano são Paulo. O governo está fazendo a análise dessas recomendações, e essas medidas serão anunciadas na quarta-feira, para já começarem a valer na sexta-feira", disse Gabbardo.

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais