Coronavírus

Região de Presidente Prudente retorna para a fase vermelhar do Plano SP

Segundo o Governo de SP, situação da região é a mais crítica.

Por: Da Redação atualizado: 24 de dezembro de 2020 | 08h48
Nova atualização do Plano SP, que passa a vigorar em 25 de dezembro (Divulgação/GovSP). Nova atualização do Plano SP, que passa a vigorar em 25 de dezembro (Divulgação/GovSP).

Em coletiva de imprensa realizada no começo da tarde desta terça-feira (21), o Governo de São Paulo anunciou que as cidades ligadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS-XI) de Presidente Prudente deixam a fase amarela e retornam à fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva. O anúncio foi feito pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A decisão do Governo de SP considerou a recomendação do Centro de Contingenciamento da Covid-19. A região de Presidente Prudente aponta o maior crescimento de casos, inclusive com internações, em relação às demais regiões do Estado. As medidas passam a valer a partir do dia 25 de dezembro.  

Além do recuo da região, especificamente, haverá a adoção de medidas restritivas específicas nos dias 25 a 27 de dezembro e de 1º a 3 de janeiro, válidas para todo o Estado. Nesse período, todas as cidades paulistas estarão sob bandeira vermelha (leia mais).

Medida põe todo o Estado na fase vermelha nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, 1, 2 e 3 de janeiro (Divulgação/GovSP).

Foi anunciado ainda que em janeiro nenhuma região será classificada para a fase verde. “Não estamos em momento de aglomeração, nem em momento de festas”, disse Patrícia. “Mas estamos vivendo um momento de esperança”, completou, referindo-se à expectativa de vacinação. 

A próxima classificação do Plano SP será realizada no dia 7 de janeiro. 

Como fica

Na fase vermelha, podem funcionar, com atendimento presencial, apenas os serviços considerados essenciais, como por exemplo os supermercados, farmácias, postos de combustíveis, padarias, açougues e revendas de gás. Ficam proibidos a abertura do comércio, shoppings, academias de esportes, bares, restaurantes e similares, salões de beleza, além da realização de eventos e demais atividades que gerem aglomeração.

A nova decisão vale para 45 cidades ligadas ao DRS de Prudente. A maior parte das cidades está na região da Sorocabana e Pontal do Paranapanema (faixa entre Rosana e Rancharia), e outro grupo de cidades na Nova Alta Paulista (faixa entre Irapuru e Panorama/Pauliceia). (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Situação crítica

O cenário da região de Presidente Prudente é considerado um dos mais críticos entre as regionais de saúde distribuídas em todo o Estado. Segundo o Portal Prudentino, nesta segunda-feira (21) a cidade de Presidente Prudente atingiu 92,94% de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para pacientes com coronavírus. 

Em relação a leitos de enfermaria, o DRS aponta a taxa de ocupação em 70,41%. Os números contabilizam os 45 municípios pertencentes ao órgão.

Em Prudente, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) revela que 73 moradores da cidade seguem hospitalizados, sendo 27 em UTIs. 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais