Coronavírus

Prefeitura divulga abertura de vacinação bivalente contra a Covid-19; antes, doses já eram aplicadas

Prefeitura divulgou nesta sexta-feira (3) sobre a vacinação. Na terça (28), imunização já ocorria.

Por: Da Redação atualizado: 7 de maro de 2023 | 11h23
Vacina bivalente amplia a proteção contra as formas mais graves da Covid-19 (Imagem: Agência Estadual de Notícias/PR - Danilo Avanci/SESA). Vacina bivalente amplia a proteção contra as formas mais graves da Covid-19 (Imagem: Agência Estadual de Notícias/PR - Danilo Avanci/SESA).

A Prefeitura de Adamantina divulgou nesta sexta-feira (3) o início da imunização de grupos prioritários, na cidade, com a vacina bivalente contra a Covid-19, que protege contra as formas mais graves da doença. Conforme o poder público, a vacinação já é aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBS).

A divulgação feita nesta sexta-feira acontece com atraso, já que desde o início da semana a aplicação da dose bivalente já ocorria na cidade. O SIGA MAIS teve acesso a um comprovante de vacinação de morador com mais de 70 anos – dentro do grupo prioritário – com data de 28 de fevereiro (terça-feira), quando recebeu a aplicação do imunizante. Nessa mesma data outras cidades da região, também ligadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, como Lucélia e Mariápolis, já tinham divulgado o início da aplicação das doses.

A situação de Adamantina pode revelar falha ou ausência de divulgação, ou a disponibilização seletiva ou privilegiada da dose do imunizante bivalente.  

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Na quarta-feira (1) o SIGA MAIS fez um pedido de informações à Prefeitura de Adamantina, sobre o início da vacinação local com as doses bivalentes. O conteúdo sobre o tema só foi divulgado no início da tarde desta sexta-feira.

A nota de hoje informa que a campanha já foi iniciada para o público prioritário com 70 anos ou mais, entre outras condições (detalhes abaixo), e na próxima segunda-feira (6) começa a vacinação para os moradores com 60 anos ou mais.

Para receber a vacina bivalente, é fundamental ter recebido pelo menos o esquema com duas doses das vacinas já aplicadas há pelo menos 4 meses. A aplicação das doses, em Adamantina, ocorre em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Adamantina divulgada nesta sexta-feira:

A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que deu início a vacinação dos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19 fazendo uso da vacina bivalente.

Podem receber a vacina:

  • Pessoas com 70 anos ou mais;
  • Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições;
  • Imunocomprometidos com 12 anos ou mais;

Para receber a vacina bivalente, é fundamental ter recebido pelo menos o esquema com duas doses das vacinas já aplicadas há pelo menos 4 meses.

Já a partir da próxima segunda-feira (6), poderão receber a dose idosos que tenham 60 anos ou mais.  De acordo com o documento técnico recebido pela Vigilância Epidemiológica a aplicação da dose será feita de forma escalonada, visando a imunização dos grupos prioritários.

Em Adamantina, todas as Unidades Básicas de Saúde estão fazendo a aplicação do imunizante que protege contra as formas mais graves da doença das 9h às 16h.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais