Coronavírus

Com piora nos indicadores da Covid-19, reclassificação do Plano SP é antecipada para sexta-feira

Atualização estava prevista para ocorrer no dia 5 de fevereiro.

Por: Da Redação atualizado: 15 de janeiro de 2021 | 09h48
Dória anunciou que nova atualização do Plano SP foi antecipada para a próxima sexta-feira, 15 de janeiro (GovSP). Dória anunciou que nova atualização do Plano SP foi antecipada para a próxima sexta-feira, 15 de janeiro (GovSP).

O governador João Dória anunciou durante a coletiva de imprensa, no começo da tarde desta quarta-feira (13) no Palácio dos Bandeirantes, que antecipou do dia 5de fevereiro para a próxima sexta-feira (15), a nova atualização do Plano SP.

A medida foi tomada em razão da piora nos indicadores da Covid-19, no estado. Pela regra, as antecipações só ocorrem quando há necessidade de impor medidas mais restritivas por conta do agravamento nos índices de saúde. "Nesta sexta-feira, o governo de São Paulo anunciará uma nova reclassificação do Plano São Paulo, tomando como referência estudos que estão sendo finalizados pelo Centro de Contingência do Covid-19, que nós seguimos religiosamente desde o dia 26 de fevereiro, desde que tivemos o primeiro caso confirmado", disse o governador.

O médico Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência da Covid-19, também falou sobre o cenário da doença. "Tínhamos uma grande preocupação com o final do ano, com os feriados e as aglomerações. Agora, nestes últimos dias, o centro de contingência acompanha diariamente a evolução dos indicadores. Nós observamos que continuamos com essa tendência e [que] seria necessário antecipar aquela reclassificação que havia sido anunciado na sexta para algumas regiões do estado", disse. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Clínica Savi
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética

A antecipação da atualização do Plano SP ocorre uma semana após três regiões serem rebaixadas da fase amarela para a laranja (regiões de Marília, Sorocaba e Registro), e uma delas ser elevada da fase vermelha para laranja (região de Presidente Prudente). Essa mais recente atualização ocorreu na sexta-feira (8), semana passada (reveja).

Segundo divulgou o Governo paulista, nas últimas 24 horas, SP registrou 15.227 novos casos de Covid-19, com 323 óbitos. A média móvel está hoje acima de dez mil casos diários, com taxa de óbitos acima de 200.

A média de internações segue superior a 1600 internações diárias. Números estes semelhantes aos do pico da pandemia, em agosto. A ocupação de leitos de UTI no estado atingiu hoje 66,3%. O total de óbitos no estado atingiu o número de 48.985. 

O estado está na segunda semana epidemiológica de 2021. Em relação à primeira semana epidemiológica, houve aumento de 11,7% no número de novos casos, incremento de 3,3% nas internações e queda de 19% no número de óbitos.

Publicidade

Tio Panda Adamantina

Publicidade

Cinema
Insta do Siga Mais