Coronavírus

Bispo determina novas restrições nas atividades das igrejas católicas da diocese

Iniciativa visa tentar reduzir a disseminação do coronavírus.

Por: Da Redação atualizado: 18 de maro de 2020 | 09h51
Nova decisão do Bispo da Diocese de Marília amplia medidas e restrições nas atividades religiosas, na tentativa de evitar a disseminação do coronavírus, com casos suspeitos na região (Ilustração). Nova decisão do Bispo da Diocese de Marília amplia medidas e restrições nas atividades religiosas, na tentativa de evitar a disseminação do coronavírus, com casos suspeitos na região (Ilustração).

Nesta segunda-feira (16), o Bispo da Diocese de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, editou e divulgou a Circular nº 04/2020, onde apresenta um novo conjunto de orientações para as atividades desenvolvidas pela Igreja Católica na região, no esforço para tentar reduzir a disseminação do coronavírus (Covid-19) entre a população.

O documento é iniciado com a citação "Qualquer ameaça à vida humana não pode deixar de repercutir no próprio coração da Igreja, (EV, n. 3)”, e a seguir contextualiza as justificativas para as novas medidas, onde menciona a proliferação do coronavírus (Covid-19) no Brasil – com suspeitas em regiões que compreendem o território da diocese de Marília – e reafirma a responsabilidade eclesial para com a vida.

A Circular nº 04/2020 retoma as orientações anteriores trazidas pela Circular nº 03/2020, de 2 de março (reveja), onde já haviam sido definidas as primeiras recomendações às atividades religiosas na Diocese, com omitir a saudação da paz, o costume de rezar a oração do Pai-Nosso de mãos dadas e distribuir a Sagrada Comunhão sob a espécie de pão e na mão do fiel, nas missas; distribuir a Sagrada Comunhão aos doentes com especial atenção; e manter ventilados os locais onde acontecem as celebrações, além de recomendar aos padres que orientem os fiéis sobre atitudes básicas de prevenção ao contágio.

Agora, na nova Circular, o Bispo fez novas determinações, entre as quais a suspensão de encontros, reuniões, retiros, cursos eventos em níveis paroquiais, regionais e diocesanos, e o cancelamento das noites de confissões comunitárias no período da quaresma.

A Circular nº 04/2020 pede ainda que seja repensada a programação paroquial das 24 horas para o Senhor e da Semana Santa, evitando grandes concentrações; seja intensificada a oração em família e a Igreja doméstica, bem como sejam veiculadas as missas pelos meios de comunicação e redes sociais.

No documento, o Bispo recomendou ainda que as missas tenham curta duração, e até mesmo a implantação de novos horários de missas, para evitar grandes aglomerações. Veja, após a publicidade, a íntegra da Circular nº 04/2020:

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

(Reprodução: Diocese de Marília).

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais