Coronavírus

Aglomerações reúnem grande público no Parque dos Pioneiros e em loteamento aberto

Alta de casos de Covid-19 não assusta: público de Adamantina e região se reúne nesses dois locais.

Por: Da Redação atualizado: 29 de dezembro de 2020 | 10h27
Publicação divulgando a aglomeração, duas sequencias no Parque dos Pioneiros e por fim, no loteamento, neste fim de semana (Reprodução). Publicação divulgando a aglomeração, duas sequencias no Parque dos Pioneiros e por fim, no loteamento, neste fim de semana (Reprodução).

Em meio à alta incidência de casos de Covid-19 e sob a fase vermelha do Plano SP, de restrição extraordinária máxima às atividades econômicas (veja mais), um grande público, formado principalmente por jovens, tem se reunido nas noites e madrugadas, em dois locais, em Adamantina. Um dos pontos é o Parque dos Pioneiros. O outro é um loteamento aberto localizado nas proximidades do estádio municipal.

Apuração feita pelo SIGA MAIS identificou que neste fim de semana os dois locais receberam público. Não há observância ao distanciamento social nem ao uso obrigatório de máscaras. Na noite deste sábado (26) os dois locais tinham público, simultaneamente. Já na madrugada de hoje (27), grande parte do público do Parque dos Pioneiros se deslocou ao loteamento, juntando-se aos que já estavam por lá.

Uma passagem pelos locais revelou a presença de veículos com placas de cidades da região, o que indica a participação de moradores de municípios vizinhos, ampliando assim o intercâmbio e os riscos de uma eventual transmissão do novo coronavírus. O risco é maior ainda considerando a presença de parentes em visita a familiares, na cidade. Assista:

As aglomerações e o não uso das máscaras de proteção facial contrariam todas as recomendações das autoridades, já que o contato de proximidade, sem a barreira física possibilitada pelas máscaras, potencializa os riscos de transmissões da Covid-19.

Na noite de sábado uma viatura da Polícia Militar foi vista passando pelos dois locais.

Mobilização pelas redes e pouca visibilidade

Entre os frequentadores dos dois locais há, de certa forma, a consciência de que as aglomerações não são permitidas, neste momento de pandemia, ao mesmo tempo que são criticadas por grande parte da sociedade. Prova disso é que os “chamados” para esses eventos se dão em grupos de mensagens, sobretudo no WhatsApp, sem que tenham visibilidade aberta.

Aparentemente há outra regra consensual: não fazer postagens abertas (públicas) de fotos e vídeos das aglomerações nas redes sociais. Tanto é que são poucos os registros que permitem visualização pública.

Porém, mesmo assim, há postagens que eventualmente são marcadas como públicas, em stories nas redes sociais, ou vazam dos grupos restritos. A partir dessas imagens é possível visualizar a dimensão das aglomerações.

Casos em Adamantina

O mais recente boletim epidemiológico oficial da Covid-19, em Adamantina, foi divulgado na quarta-feira, 23 de dezembro (reveja). Depois disso não foram realizadas novas atualizações, em razão do ponto facultativo municipal no dia 24, depois o feriado de Natal (25) e o fim de semana (26 e 27), dias em que o serviço público não teve expediente. A previsão que os boletins votem a se normalizar a partir desta segunda-feira (28), quando também deve ser retomado o atendimento ao público na Central Covid, no Postão de Saúde, suspenso desde o dia 24 (veja mais).

O último boletim de casos foi divulgado pela Prefeitura no dia 23 (Reprodução/PMA).

Segundo os dados divulgados pela Prefeitura no dia 23 de dezembro (que são referentes ao dia anterior, 22), Adamantina tinha 633 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia, com 29 casos ativos, 16 óbitos e 588 casos curados.

Santa Casa de Adamantina tem neste domingo (27), dez pacientes internados com Covid-19 (Foto: Siga Mais).

Números levantados pelo SIGA MAIS na manhã deste domingo (27) junto à Santa Casa de Adamantina, mostram que o hospital tem 10 pacientes internados com Covid-19, sendo 3 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 7 na enfermaria.

Estabelecimentos abertos

Mesmo com a vigência da fase vermelha do Plano S. Paulo, entre 25 a 27 de dezembro (de sexta-feira até domingo), e do decreto municipal (veja mais) que regulamentou em âmbito local a aplicação das restrições máximas determinando o fechamento do comércio – mantidas apenas as atividades essenciais, e determinado aos restaurantes, lanchonetes, bares, pizzarias e similares o serviço apenas em delivery, sem público presencial – houve casos de funcionamento não autorizado, neste fim de semana, em Adamantina, sobretudo no segmento de alimentos prontos.

Segundo relatos recebidos pelo SIGA MAIS, houve serviços de bares e restaurantes com consumo presencial em seus espaços. As queixas vieram de proprietários de estabelecimentos similares que acataram as regras da fase vermelha, e não permitiram consumo no local.

Plano S. Paulo determinou fechamento temporários de serviços não essenciais (Foto: Siga Mais).

Por outro lado, representantes dos setores que decidiram abrir, em desacordo com as definições do Plano SP, destacam que cumprem todas as regras de distanciamento social, álcool gel e ocupação reduzida, e se veem penalizados por terem que suspender suas atividades enquanto as aglomerações públicas não são fiscalizadas e dispersadas pelas autoridades.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

SP registrou 5,6 mil novos casos por dia na última semana

O Estado de São Paulo registrou diariamente 5,6 mil novos casos do novo coronavírus nesta semana epidemiológica (52), mil a mais que a média verificada verificado no final de novembro, durante a semana 48. No mesmo período, o número de novos óbitos ultrapassou 111 mortes por dia.

Os números foram divulgados neste sábado (27) pelo Governo de São Paulo (veja mais). No decorrer da pandemia, até este sábado, já são 45.808 mortes e 1.423.340 casos confirmados no Estado de São Paulo.

Entre o total de casos diagnosticados de Covid-19, 1.250.993 pessoas estão recuperadas, sendo que 152.346 foram internadas e tiveram alta hospitalar.

Estado de SP acumula 45.808 mortes e 1.423.340 casos confirmados de Covid-19 (Agência Brasil).

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 66% na Grande São Paulo e 61,4% no Estado. O número de pacientes internados é de 10.264, sendo 5.609 em enfermaria e 4.655 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 11h deste sábado.

Visando à redução dos indicadores frente à evolução da doença, entre sexta-feira (25) até este domingo (27) vigora em caráter extraordinário a fase vermelha do Plano São Paulo, conforme definido pelo Governo do Estado nesta semana.

Brasil

No Brasil, segundo divulgou neste sábado o Ministério da Saúde, são 7.465.806 casos confirmados da doença e 190.795 mortes registradas. Os casos recuperados somam 6.475.466.   Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 17.246 novos casos e 307 mortes (veja mais).

(Situação epidemiológica da covid 19 no Brasil. Fonte: Ministério da Saúde).

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais