Coronavírus

Adamantina deve anunciar nesta quarta medidas de restrição para tentar conter avanço da Covid-19

Novas medidas restritivas devem ser anunciadas nesta quarta (13) pela Prefeitura de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 20:01
Prefeitura divulga realização de live para anunciar medidas para tentar conter avanço da Covid-19 (Divulgação). Prefeitura divulga realização de live para anunciar medidas para tentar conter avanço da Covid-19 (Divulgação).

Aumento de casos de Covid-19, internações e mortes em decorrência da doença, em Adamantina, devem levar a Prefeitura Municipal a decretar medidas restritivas, para tentativa de conter o avanço da doença. O cenário é preocupante e acendeu o sinal de alerta, sobretudo a partir da última semana de setembro, o que também se acentuou neste mês de outubro.

A expectativa é pela divulgação de um decreto municipal com as novas medidas de restrição, o que também deve ser detalhado em uma live marcada para esta quarta-feira (13), a partir das 19h30, na fanpage da Prefeitura de Adamantina.

Inauguração de vestiário e sanitários é adiada

Em nota, no meio da tarde desta quarta-feira, a Prefeitura de Adamantina decidiu pelo adiamento da inauguração dos sanitários do Parque Caldeira e dos sanitários e vestiários da Praça Waldemar Romanini (praça esportiva do Jardim Adamantina). A decisão foi tomada devido ao aumento de casos de Covid-19.

A solenidade de inauguração estava marcada para acontecer amanhã (14) às 8h e às 9h, respectivamente. Uma nova data será marcada e divulgada posteriormente.

Pessoas se comportam como se a pándemia tivesse acabado

Considerando os cenários nacional e internacional, e inclusive o local, houve queda nos casos e mortes, sobretudo em relação ao avanço da vacinação, o que também criou nas pessoa uma sensação equivocada de que a pandemia acabou. Isso desencadeou em parte dos moradores o afrouxamento das medidas de controle sanitário, já que muitos têm deixado de usar máscaras e relaxaram nos cuidados com aglomerações e distanciamento social.

Com esse quadro, e ainda diante do risco do variante Delta poder estar presente nos casos positivos na cidade, houve uma aceleração na alta de casos. Segundo divulgou a Prefeitura de Adamantina na última quinta-feira (7), somente nos cinco primeiros dias do mês de outubro Adamantina já registrou 64 casos positivos para a Covid-19. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, das 140 notificações, 46% delas resultaram em casos confirmados.

Em um comparativo com o mês de setembro, das 408 notificações que também foram registradas, 115 pessoas testaram positivo, o que significa 28% do total de notificações.

Considerando apenas os casos confirmados, Adamantina já atingiu 55% de casos positivos nos cinco primeiros dias do mês, diante dos 30 dias de setembro.  Comparando ainda apenas cinco primeiros dias de setembro com os cinco primeiros dias de outubro, o município contabilizou no mês anterior seis casos positivos e em outubro são 64.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Baixa procura por vacinas

Outro possível desencadeador da alta de casos, em Adamantina, é a baixa procura, nas últimas semanas, pela segunda dose da vacina. Na cidade, segundo também informou a Prefeitura de Adamantina na última quinta-feira, 1.684 moradores deixaram de receber a 2ª dose na data estipulada. Em muitos casos, há recusa daquele morador que recebeu como primeira dose o imunizante da AstraZeneca, e diante do apagão no seu fornecimento, pela Fiocruz, mês passado, foi autorizada a aplicação do imunizante da Pfizer. Mesmo com estudos que apontam a segurança da intercambialidade das vacinas, há moradores resistentes e inseguros, que assim não completam o esquema vacinal e a imunização não atinge a eficácia necessárias.

Há também afrouxamento das medidas de fiscalização pelo poder público, em espaços públicos e eventos privados, entre outras iniciativas que geram aglomeração, o que foi retomado no último fim de semana.

Novas mortes

O boletim epidemiológico de casos da Covid-19, do período entre a última sexta-feira (8) até ontem (12) deve ser divulgado na tarde de hoje, com os dados oficiais e atualizados da pandemia. Porém, com antecipou o SIGA MAIS ontem, sogra e nora, que estavam hospitalizadas na Santa Casa local, morreram em um intervalo de três horas, em decorrência da doença. E nesta quarta-feira houve a divulgação de mais um óbito sem velório, de uma senhora de 80 anos, o que pode, também, representar novo caso fatal positivo.

Na sexta-feira, eram 136 casos fatais, desde o início da pandemia, o que pode chegar hoje a 139.

Publicidade

Cóz Jeans
P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais