Cidades

Projeto em Adamantina dá destino correto para resíduos orgânicos e de podas de árvores

Iniciativa associa preservação do meio ambiente e contribui com programa de Agricultura Familiar.

Por: Da Assessoria atualizado: 20 de outubro de 2019 | 07h14
Entrega das chaves dos veículos para os representantes do município e UNIFAI (Da Assessoria). Entrega das chaves dos veículos para os representantes do município e UNIFAI (Da Assessoria).

Uma iniciativa inédita no país e que tem o objetivo de contribuir com meio ambiente e com o trabalho de diversas famílias de Adamantina. Essa ação que tem o foco na sustentabilidade, é o objetivo do Projeto de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Sul-Sudeste, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que está sendo realizado no município. A iniciativa visa o aproveitamento dos resíduos de poda de árvores e os resíduos orgânicos das cozinhas das escolas municipais para serem transformados em adubo e destinado à população por meio do programa Agricultura Familiar e para os participantes dos programas sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. 

“A Energisa Sul-Sudeste realiza diariamente podas em árvores próximas ou em contato com a rede elétrica para evitar interrupções de energia durante temporais. Os galhos cortados são triturados logo após a poda, e o resíduo gerado após esse processo ganhou uma utilidade mais sustentável,  ele será incorporado aos resíduos das escolas, e após a compostagem, será destinado para as famílias. Por isso entregamos para o município um caminhão, um compostador e um trator. Com esses equipamentos o trabalho poderá ser executado da melhor forma pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da cidade”, destaca Thiago Peres de Oliveira, especialista em Eficiência Energética da Energisa e um dos responsáveis pelo projeto.

Evento foi realizado durante a Expoverde (Da Assessoria).

A parceria também será extremamente importante para a distribuidora. “É uma excelente iniciativa. Com esse PEE, além dos benefícios para a população local, ganhamos um local e um projeto muito relevante para o descarte correto e sustentável dos resíduos de poda de árvore, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, comemora Rodrigo Brandão Fraiha, diretor Técnico e Comercial da Energisa Sul-Sudeste.

Representantes da Energisa Sul-Sudeste, prefeitura e UNIFAI (Da Assessoria).

O projeto, que já está em andamento, é uma parceria entre Energisa Sul-Sudeste, Prefeitura Municipal e Centro Universitário de Adamantina (UNIFAI). “O PEE vai beneficiar a agricultura familiar do município, pois temos uma força muito grande nessa área e os nossos produtores precisam desse apoio. Além disso, iniciamos o trabalho de educação ambiental nas escolas municipais, pois vamos recolher o material orgânico e juntar com os galhos triturados. Teremos o apoio da UniFAI por meio do trabalho de pesquisa e de extensão para composição de um adubo de qualidade que será distribuído gratuitamente”, enfatiza Márcio Cardim, prefeito de Adamantina.

Autoridades do município acompanharam a cerimônia (Da Assessoria).

Vale destacar que a reutilização de resíduos, denominada compostagem, tem a função de eliminar parte do problema dos resíduos sólidos urbanos, dando destino útil e evitando a acumulação dos mesmos em aterros ou lixões. Neste PEE, entregue para a cidade no início de setembro durante a Expoverde, teve o investimento de mais R$ 700 mil por parte da empresa e a estimativa é produzir cerca mil toneladas de adubo nos dois anos do projeto.

Rodrigo Brandão Fraiha, diretor Técnico e Comercial da Energisa Sul-Sudeste (Da Assessoria).

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais