Cidades

Prefeitura arranca árvores para implantar calçada na Antônio Tiveron, e informa que irá repor

Árvores foram arrancadas para a concretagem do passeio público. Prefeitura diz que irá repô-las.

Por: Da Redação atualizado: 22 de setembro de 2021 | 22h34
O antes e o depois da supressão de árvores na Avenida Antônio Tiveron  (Google Street View Cedida). O antes e o depois da supressão de árvores na Avenida Antônio Tiveron (Google Street View Cedida).

Uma sequência de árvores foi totalmente suprimida pela Prefeitura de Adamantina na Avenida Antônio Tiveron, na Vila Jamil de Lima, trecho entre o antigo Armazém da Fepasa e o almoxarifado municipal.  

Árvores que existiam no local (Google Street View). Retirada das árvores (Cedida).Construção de calçada no passeio público (Reprodução/Prefeitura). 

A poda radical – em dias em que o calor chega a registrar temperaturas de 39°C na cidade, que também é certificada pelo Governo do Estado de São Paulo com o selo Município VerdeAzul – chamou a atenção de moradores próximos, que questionaram a medida, e de populares que presenciaram a ação do poder público municipal. Imagens foram enviadas por internautas ao SIGA MAIS.

Raízes das árvores expostas justificou supressão, diz Prefeitura (Cedida).Remoção de uma sequencia de árvores, no trecho (Cedida).

Em nota à reportagem, a Prefeitura de Adamanina afirmou que arrancou as árvores para implantação do calçadas, em razão das raízes estarem expostas, e disse que ao final da obra fará o plantio de novas espécies. Veja a nota, na íntegra:

“A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), informa que as supressões foram executadas devido à implantação de calçamento nos passeios e ressalta que as mesmas apresentavam raízes expostas. Ao término das obras será realizado o plantio de novas espécies arbóreas adequadas”.

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

SIGA MAIS compara imagens de 2012 e 2019: cadê a árvore que estava aqui?

Há dois anos, o SIGA MAIS fez um levantamento e pesquisou imagens públicas do Google Street View, que foram captadas pela plataforma em julho de 2012, em Adamantina, e comparou com imagens atuais, em 2019. O resultado do comparativo antes e depois revela situações de erradicação total de árvores, muitas das quais sem reposição, em diversos pontos da cidade (reveja).

Parquinho do Foguete: 2012 e 2019  (Google Street View e Siga Mais). 

Diante da onda de calor e com a tendência de elevação da temperatura média do planeta, a questão da arborização urbana é um tema que sempre discussões entre o público. A crítica se faz em torno do aumento das áreas descobertas por arborização urbana, sobretudo no perímetro central da cidade.

Leia também | Aquecimento global: mudanças podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais