Cidades

Penitenciária de Pracinha realiza 4ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade

Jornada promoveu atividades ligadas a saúde, direitos e cidadania, na Penitenciária de Pracinha.

Por: Da Redação atualizado: 09:02
Diversos serviços em saúde, cidadania e palestras foram levados aos detentos da Penitenciária de Pracinha (Fotos: Divulgação/SAP). Diversos serviços em saúde, cidadania e palestras foram levados aos detentos da Penitenciária de Pracinha (Fotos: Divulgação/SAP).

Foi realizada na última quarta-feira (26) a 4ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade da Penitenciária Compacta de Pracinha, com o objetivo de reinserção social dos reeducandos, por meio da promoção do acesso ao estudo e trabalho, além da oferta de serviços essenciais para retomada da vida em liberdade.

A Jornada é promovida pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com as Coordenadorias Regionais de Unidades Prisionais, Funap, Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Receita Federal, Secretaria da Justiça, Instituto IRGD, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público, Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), Departamento de Atenção ao Egresso e família e Célula de Referência Técnica da Região Oeste.

Segundo divulgado pela unidade, foram efetuados mais de 1400 atendimentos nas diversas áreas, em um mutirão na promoção da cidadania, entre estes, palestras, conscientização, confecção de documentos pessoais, exames laboratoriais (HIV, sífilis, glicemia, aferição de pressão arterial e hepatite B e C, eletrocardiogramas).

 (Divulgação/SAP). 

Dentre os serviços realizados, foi expressiva a confecção de certidões de nascimento, RGs e CPFs. “Conquistar um documento é abrir uma janela para a cidadania, acrescentando passos importantíssimos no poder da transformação do ser humano, canalizando suas energias para coisas boas”, destaca a nota divulgada pela Penitenciária. Para a execução destes documentos, a 4ª Jornada da Cidadania contou com a presença da CRT (Célula de Referência Técnica), parceiros presentes em todas as Jornadas. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy
Tio Panda Adamantina
Clínica Savi
Monalisa Adamantina

Publicidade

Haddad
JVR Segurança
Daiane Mazarin Estética
Rede Sete Supermercado

Ligadas às demais ações, foram ministradas palestras na busca pelo aprimoramento de  vida em liberdade dos reeducandos, abrangendo temas como doenças sexualmente transmissíveis, com a palestrante enfermeira Cristiane Silva Damazio de Carvalho.

Foram realizadas ainda a atividades “O papel da escola na valorização da mulher na sociedade”, culminado com concurso de desenho sobre a temática “como podemos construir um futuro sem violência contra as mulheres?”, enfatizando a importância da Lei n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), e o Projeto “Consumo Consciente da Água”, ministradas por professores da Escola Estadual Profª Taieka Takahashi Gimenes, de Pracinha, vinculada à unidade prisional.

(Divulgação/SAP). 

Segundo a nota à imprensa, a proposta da 4ª Jornada da Cidadania foi alcançada. OS organizadores destacam a relevância das parcerias, proporcionando ao privado de liberdade passaportes a garantir o acesso a seus direitos. “É uma conquista, um complemento importantíssimo para que este possa ser reintegrado, não somente à sociedade, mas sim, ao mercado de trabalho”, diz. “De forma geral, todas as ações são de suma importância, pois estimulam, trazendo dignidade sob uma perspectiva de um futuro melhor”, finaliza a nota.

A unidade

Inaugurada em 23 de janeiro de 2002, a Penitenciária Compacta de Pracinha opera em regime fechado. Possui uma área construída de 10.800 m² e tem capacidade para 844 presos, contanto com uma população carcerária de 1.846 detentos. Os números estão disponíveis no site da SAP, referentes a 1 de outubro de 2019.

 (Divulgação/SAP). 

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Cinema
Clinica Lu Applim

Publicidade

Insta do Siga Mais