Cidades

Onda de calor: Prefeitura de Adamantina altera atividades após alerta do INPE

Ao ter contato com o alerta do INPE, vereador pede reprogramação dos serviços na Prefeitura.

Por: Da Redação | Colaborou: Natacha Dominato atualizado: 11 de setembro de 2019 | 14h27
Onda de calor: Prefeitura de Adamantina altera atividades após alerta do INPE

Após alerta do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre onda de calor, com grau de severidade identificada como de “grande perigo” para uma faixa territorial que atinge partes dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul – onde insere Adamantina e toda a região da  Nova Alta Paulista, nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11) –, o vereador Acácio Rocha fez uma recomendação informal à Prefeitura de Adamantina na tarde de hoje (11), com vistas a proteger os trabalhadores que tenham atividades expostas ao sol, no período de vigência do aviso.

A solicitação do vereador, motivada pelo alerta do INPE, foi prontamente atendida pela Prefeitura que em menos de 30 minutos decidiu pela realocação de funcionários das Secretarias de Obras, Saúde e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), e emitiu nota à imprensa informando sobre essa situação excepcional.

O alerta do INPE está vigente desde 10h52 desta terça-feira (10) e segue até às 23h59 de amanhã (11) e foi publicado a pouco pelo Siga Mais (reveja). Nesse período, as atividades de trabalhadores dessas três secretarias, onde há exposição direta ao sol, serão redimensionadas, para evitar riscos. “A Prefeitura de Adamantina informa que em razão do alerta emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre uma onda de calor que está atingindo a cidade e que aponta “grande perigo”, os funcionários das Secretarias de Obras, Saúde e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA) serão preservados nos períodos chamados de horários de pico e terão suas atividades alteradas a fim de preservá-los”, diz a nota. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Monalisa Adamantina
Supermercado Godoy
Clínica Savi
Tio Panda Adamantina

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Daiane Mazarin Estética
JVR Segurança
Haddad

De acordo com o alerta do INPE, uma onda de calor, com grau de severidade identificada como de “grande perigo”, atinge Adamantina e região da  Nova Alta Paulista. No território do Estado de São Paulo, o alerta se aplica a cidades como Bauru, Araraquara, Piracicaba, Ribeirão Preto, Araçatuba, São José Do Rio Preto, Presidente Prudente, Marília e Assis.

Segundo o alerta, a temperatura está 5ºC acima da média, por período maior do que cinco dias. Ainda de acordo com o alerta, a situação de grande perigo informa como riscos potenciais a hipertermia, com risco de morte.  

Para o vereador Acácio Rocha, a medida da Prefeitura foi acertada. “Fico muito feliz com a sensibilidade dos secretários e do prefeito, que rapidamente acolheram essa sugestão, em razão do alerta do INPE. É uma medida cautelar, preventiva, que considero indispensável para esse cenário de calor severo”, destaca.  

Publicidade

Iogurtes Carolina

Publicidade

Auto Doc

Publicidade

Clinica Lu Applim
Cinema

Publicidade

Insta do Siga Mais