Cidades

Missa marca abertura da programação dos 70 anos de criação da Paróquia de Santo Antônio

Programação comemorativa aos 70 anos foi apresentada e segue até novembro.

Por: Da Redação atualizado: 28 de janeiro de 2020 | 11h14
Missa solene foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Marília, Dom Osvaldo Giuntini (Fotos: Milton Ura/No Click com o Senhor). Missa solene foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Marília, Dom Osvaldo Giuntini (Fotos: Milton Ura/No Click com o Senhor).

Uma missa em ação de graças presidida pelo bispo emérito da Diocese de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, marcou a abertura oficial da programação dos 70 anos da Paróquia de Santo Antônio, de Adamantina. A celebração festiva foi realizada na noite deste sábado (25), data em que a Paróquia foi criada por ato do então bispo de Cafelândia, dom Henrique Gelain (que dá nome à praça onde está instalada a Igreja Matriz), quando a desmembrou da Paróquia de Lucélia.

Com a igreja lotada, participaram da celebração a comunidade de Santo Antônio, movimentos, pastorais e conselhos que integram a organização religiosa. Autoridades locais dos poderes executivo, legislativo e judiciário também participaram.

Presidida pelo bispo emérito, a missa foi concelebrada pelos padres Rui Rodrigues da Silva (pároco da Igreja Matriz de Santo Antônio), Afonso Maniscalco (pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima) e Paulo Joaquim de Souza “Quinzinho” (pároco da Igreja Matriz São Francisco de Assis). As duas paróquias locais, juntamente com a paróquia Imaculada Conceição, de Mariápolis, derivaram da paróquia aniversariante.

Na abertura da missa foram recebidos os celebrantes e auxiliares, com o cântico do hino comemorativo aos 70 anos da Paróquia, composto pelos músicos Cássia Medina e Tiago Marcelo, bem como apresentada a logomarca alusiva à data.

Foram recebidas também, no altar, duas relíquias sagradas que integram o acervo da Igreja Matriz: um fragmento da cruz de Cristo, trazido de Roma em 1965, e uma relíquia de Santo Antônio. As relíquias foram levadas ao altar por Antônio Passarinho (Secretário do Conselho de Pastoral) e Vera Trentino (Coordenadora da Associação Assistencial Pão de Santo Antônio).

Outro destaque foi a acolhida ao livro tombo com todos os registros oficiais da Paróquia, desde sua fundação. O documento foi levado à celebração pelo morador Bruno Baptiston. Ele foi um dos pedreiros que trabalhou na obra de construção da Igreja Matriz, no período de 1953 a 1955.

Evangelização, amor e fé

Ao afinal da celebração, o pároco anfitrião, padre Rui, fez uma saudação pela data comemorativa. “É tempo de louvar a Deus pelas bênçãos e graças derramadas na história desta comunidade paroquial. É tempo de colheita e somos gratos pelos frutos que pudemos colher, pois sabemos que foram gerados a partir do amor e a dedicação de muitas pessoas”, disse. “Certamente no início desta comunidade muitas pessoas trabalharam – a maioria já está na eternidade – para que o sonho de ter uma paróquia na cidade de Adamantina fosse concretizado e depois de criada e instalada esses pioneiros católicos não pouparam esforços para articular nossas pastorais, chamar pessoas, erguer a grande e bela Igreja Matriz e outras capelas e chegarmos até aqui no ano de 2020”, completou.

Ao reafirmar o trabalho até então alcançado, o pároco destacou também os desafios futuros. “Para a história da Igreja, 70 anos ainda é uma criança que vai aprendendo ao longo da vida. Muitos trabalharam par que estivéssemos aqui hoje colhendo os frutos, mas além de colher é necessário também semear para que os outros que virão nos tempos vindouros”, disse.

Em sua fala, padre Rui destacou também o desafio de seguir a convocação do Papa Francisco. “Precisamos ser uma ‘igreja em saída’, não preocupada consigo mesma, com as suas próprias estruturas e conquistas, mas sim capaz de ir, de se mover, de encontrar os filhos de Deus na sua situação real e compadecer-se das suas feridas”, destacou.

Por fim, o pároco anfitrião reafirmou os agradecimentos. “É tempo de gratidão. Por isso, nesse momento de júbilo, queremos agradecer aos padres, diáconos, religiosos e agentes das mais diversas pastorais que atuaram e atuam em nossa paróquia, buscando semear os princípios evangélicos, sendo sal da terra e luz do mundo. Que nosso glorioso padroeiro Santo Antônio nos projeta e interceda por todos nós. E que o Espírito Santo nos impulsione em nossa missão, animando-nos para os próximos anos de caminhada”, completou.  (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Programação segue até novembro

Ao final da celebração, foi entregue à comunidade o informativo paroquial, que apresentou em detalhes toda a programação de celebração dos 70 anos, que terá uma série de missas com ex-párocos da paróquia aniversariante e padres ordenados na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Adamantina.A programação terá ainda missas especiais, como a noite de cura e libertação com o escritor e missionário Roberto Tannus, missa por todos os pioneiros e padres já falecidos, romaria à Aparecida, a tradicional trezena de Santo Antônio, Missa do Padroeiro e a 30ª Festa Junina, que neste ano irá sortear dois carros zero quilômetro (um Fiat Argo e um Fiat Mobi). A programação segue até novembro.

Assista aqui missa de abertura da programação de 70 anos da Paróquia de Santo Antônio:

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais