Cidades

Livro de Tiago Rafael – Breves ensaios sobre a história de Adamantina – será lançado em setembro

Livro do professor e historiador Tiago Rafael reúne 50 textos sobre a cidade de Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 21 de agosto de 2019 | 17h49
Tiago Rafael lança ?Breves ensaios sobre a história de Adamantina? no dia 14 de setembro, em noite de autógrafos no Anfiteatro da Biblioteca Municipal (Divulgação). Tiago Rafael lança ?Breves ensaios sobre a história de Adamantina? no dia 14 de setembro, em noite de autógrafos no Anfiteatro da Biblioteca Municipal (Divulgação).

O professor e historiador Tiago Rafael lança em 14 de setembro próximo o livro “Breves ensaios sobre a história de Adamantina”, uma coleção de textos da sua coluna semanal “Memória”, publicada no Portal Siga Mais. Agora, o conteúdo ganha versão impressa e deve alcançar novos públicos.

A noite de autógrafos será dia 14 de setembro, às 20h, no Anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal de Adamantina. O livro reúne 50 textos com elementos da história e do cotidiano de Adamantina, com edição da Cartola Editora.

Segundo o autor, a ideia de começar a escrever algo sobre a história de Adamantina surgiu de uma conversa informal com o jornalista Acácio Rocha, do Portal Siga mais. “Percebi que diante de tantas obras acadêmicas de peso, eu precisava fazer algo novo, diferente”, diz.

A partir dessa constatação, Tiago se dispôs a escrever uma coluna semanal, que passou a ser publicada em dezembro de 2017. “Propus uma coluna semanal, onde eu pudesse abordar através de crônicas, aspectos históricos da cidade, relacionando-os com algumas temáticas atuais”, explica.

Depois dessa experimentação consolidada, veio o desafio da publicação em meio impresso. “Diante disso, diversos foram os textos publicados semanalmente pelo Portal Siga Mais. No entanto, faltava algo. Assim, surgia a ideia de sintetizá-los em uma obra só”, completa. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

História, causos, curiosidades e bom humor

O prefácio de “Breves ensaios sobre a história de Adamantina” é assinado por Acácio Rocha. O jornalista destaca que o autor traz uma abordagem histórica, contextualizada e atualizada acerca dos cenários, fatos e personagens que marcaram época em Adamantina. “Cada texto traz abordagens únicas, onde os fatos do cotidiano e os acontecimentos mais importantes da cidade – no período abordado – ocupam a mesma linha de importância e valor. Essa condição permite reconhecer o equilíbrio e a maturidade do autor na construção das narrativas, ao definir e atribuir valores e relevância aos temas trazidos a público”.

Na publicação desses materiais, no Portal Siga Mais, Acácio sempre teve acesso antecipado aos textos, e era surpreendido a cada semana. “Os textos são dosados com bom senso, racionalidade e, algum deles, até com humor, possíveis a partir da capacidade e habilidade do autor em se apropriar dos fatos e ampliá-los, um a um, para uma perspectiva que traduz e respeita a história, permite responder à curiosidade natural sobre o lugar onde se vive e provoca o público a avaliar a cidade, nesta curta caminhada dos 70 anos de Adamantina”, completa.

Tiago Rafael dos Santos (Divulgação).

O autor

Tiago Rafael dos Santos Alves é graduado em história, pedagogia e gestão ambiental, é pós-graduado em libras e em maçonologia. Recebeu diversas premiações em trabalhos acadêmicos e literários, como autor e orientador. Atualmente escreve para vários sites, incluindo o Portal Siga Mais.

Como professor, atuou em diversas unidades escolares da Rede Estadual de Educação de São Paulo, onde também já atuou em diversas funções. Também é professor de história do direito na Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP) em Tupã, e membro correspondente da Academia Caratinguense de Letras.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais