Jornada da Cidadania alcança 95% da população carcerária da Penitenciária de Lucélia
Atividades culturais, de saúde e palestras fizeram parte da programação.

Mais de 95% dos presos da Penitenciária de Lucélia participaram das atividades promovidas durante a 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, realizada entre de 24 a 28 de julho. A iniciativa é da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).
Presos da Penitenciária de Lucélia apresentaram coral na abertura da Jornada (Divulgação).
Houve 6.904 atendimentos diversos que alcançaram 2.410 apenados da unidade, que é subordinada à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste) e que abrigava, no período, 2.530 sentenciados em regime fechado e semiaberto (Ala de Progressão).
O objetivo da Jornada é oferecer aos reeducandos um conjunto de serviços essenciais para auxiliá-los na retomada da vida em liberdade, trazendo para dentro do sistema prisional ações que fornecem ferramentas no processo de reintegração social.
O diretor da unidade, Marcos Hipólito e convidados da V Jornada na abertura do evento (Divulgação).
Na cerimônia de abertura, que contou com apresentação de um coral de sentenciados, estiveram presentes a advogada da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), Luciana Moretti Santos, o psicólogo da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF), Leonardo de Assis, a assistente social Neusa Salustiano do Centro de Referências Técnicas, Marcos Antonio Hipólito, diretor da Penitenciária de Lucélia e Ricardo Augusto Paganucci, Defensor Público.
Exposição de artesanatos confeccionados por detentos da unidade (Divulgação).
Entre as atividades programadas, ocorreram palestras motivacionais, de empreendedorismo, preparação para a liberdade, saúde mental, além da apresentação do filme “À procura da felicidade”. Foram realizados, ainda, cadastros e expedição de RG, plantão jurídico, corte de cabelo, esporte e oficina de leitura.
O diretor da Penitenciária, Marcos Hipólito, salientou que a Jornada contou com o apoio de todo o corpo funcional da unidade para que pudesse alcançar o tão expressivo número de atendimentos e prestação de serviços. “Friso, ainda, que os sentenciados estavam integrados e interessados na participação do que lhes foi proposto, que visa solidificar o processo de reintegração social”, finalizou.