Cidades

Imposto de Renda do Bem: doação para as entidades de Adamantina vão até 30 de junho

Até o dia 30 de junho, é possível destinar até 6% do imposto devido diretamente na declaração.

Por: Assessoria de Imprensa | IR do Bem atualizado: 9 de junho de 2020 | 17h20
Contribuintes do Imposto de Renda podem doar para entidades até 30 de junho (Divulgação). Contribuintes do Imposto de Renda podem doar para entidades até 30 de junho (Divulgação).

A um mês do término do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, a Receita Federal no estado de São Paulo lembra que os contribuintes podem destinar parte do imposto diretamente na declaração. É possível destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente e também até 3% aos fundos do idoso.

Em 2019, o potencial de destinação do IRPF diretamente na declaração foi de mais de R$ 1,07 bilhão somente no estado de São Paulo. Desse total, foram destinados R$ 28,29 milhões, apenas 2,64% do que poderia ter sido alcançado. Ainda não é possível estimar o potencial de 2020, mas já se pode afirmar que ele é maior do que o registrado no ano passado, pois, além dos fundos da criança e do adolescente, foram incluídos os fundos do idoso entre os destinatários, uma novidade deste ano.

Em Adamantina, as doações dos contribuintes do Imposto de Renda beneficam seis entidades, sendo o Lar Cristão, Instituição Carlos Pegoraro (Casa do Garoto), a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), o IAMA (Instituto de Assistência ao Menor de Adamantina) e o Projeto ASA. (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Como fazer

Para destinar o imposto diretamente na declaração, o contribuinte deve optar pelo modelo completo. Ao preencher a declaração, na ficha "Doações Diretamente na Declaração", basta escolher quanto quer destinar e para quais fundos.

Se tiver alguma dúvida durante o preenchimento, o Menu Ajuda está disponível ao clicar a tecla F1. Depois é só imprimir o Darf e pagar até o último dia do prazo de entrega da declaração. O valor destinado será abatido do que o contribuinte deveria pagar de imposto, se tiver saldo de imposto a pagar, ou somado à restituição, se tiver saldo a restituir.

Em Adamantina, as doações beneficiam seis entidades assistenciais (Divulgação).

A entrega diretamente na declaração é mais prática, mas quem perder o prazo ainda poderá contribuir com os fundos durante o resto do ano até o limite de 6% do imposto devido. Nesta modalidade, se for destinar diretamente aos fundos, o contribuinte deve pedir um recibo, assinado por pessoa competente e pelo presidente do conselho do fundo escolhido.

Esse documento servirá de comprovante da destinação, a ser informada na declaração no modelo completo do próximo ano (2021). Além desses fundos, o contribuinte ainda pode deduzir pagamentos feitos durante o ano referentes a programas específicos de incentivo a cultura, esporte e saúde.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais